Para se destacar no mercado digital é necessário acompanhar as mudanças desse universo e estar cada dia mais alinhado com o mundo online. Por isso, muitas empresas começaram a integrar o mobile marketing em sua estratégia para alcançar melhores resultados. Mas você sabe o que é esse tipo de marketing?

Continue a leitura e confira mais sobre o mobile marketing, como ele funciona e quais são os tipos de anúncios feitos por meio dessa ferramenta!

O que é mobile marketing?

Resumidamente, o mobile marketing pode ser descrito como um conjunto de ferramentas, estratégias e ações que permitem que as empresas entrem em contato com o consumidor por meio de um telefone celular. Essa comunicação, em grande parte do tempo, serve para divulgar informações, serviços, produtos e promoções.

Como o mobile marketing funciona?

Esse marketing se destaca pela sua praticidade e capacidade de atingir o público. Ele é feito, basicamente, pelo envio de mensagens, também conhecidas pela sigla SMS, ou mensagens multimídias, MMS. Algumas empresas como operadoras de celular, por exemplo, fazem o contato direto por meio de ligações.

Como as pessoas passam grande parte do tempo com o celular nas mãos, a eficácia desse tipo de campanha costuma ser muito satisfatória. Porém, é responsabilidade da empresa saber usar o recurso com inteligência.

Conforme os telefones móveis foram avançando, mais recursos foram sendo adicionados nos aparelhos que atualmente são chamados de smartphones. Toda essa nova conectividade, conseguiu ampliar a oferta de mensageiros. Isto é, além do tradicional torpedo, alguns aplicativos, como WhatsApp e leitores de QR Code, foram revolucionários para as campanhas publicitárias.

Quais são as formas de anunciar e usar mobile marketing?

Campanhas em redes sociais

Os anúncios pagos nunca foram tão eficazes antes. Uma grande tendência do mobile marketing são os anúncios desenvolvidos exatamente para esse tipo de formato. O custo é baixo, e é possível inseri-los tanto nas redes sociais, quanto em sites e aplicativos.

Essa ferramenta pode ampliar o seu ponto de contato com o público, além de potencializar as vendas.

Geomarketing

O geomarketing consiste na atração de clientes que moram nas proximidades de sua empresa. Para isso, ela deve ter o endereço cadastrado nas ferramentas de mapas. No mais, também é possível segmentar o seu público e aumentar as vendas para usuários mobile.

Pretargerting

Saber o que os usuários procuram nas redes sociais é importante para segmentar seu público. O pretargeting faz exatamente isso, porém capturando as ações rotineiras para antecipar os desejos dos seus clientes.

Programas que preveem o comportamento dos usuários é um exemplo de como aplicar essa estratégia. Aplicativos como Google Now, Cortana e Siri fazem com que você saiba oferecer a informação certa no momento adequado.

In loco

In loco significa em local. Ou seja, é uma tecnologia baseada na localização da marca e do cliente. Ela funciona por meio de processamento de sinais de Wi-Fi, que mensura a potência dos roteadores. Sendo assim, quanto mais intenso o sinal do usuário estiver, mais próximo ele está do local.

Com isso, é possível visualizar os locais mais registrados, como shoppings, restaurantes e supermercados, por exemplo. A partir daí, fica fácil pensar em uma estratégia que chegue até a sua persona.

Retargeting

Enquanto o pretargeting prevê os desejos dos seus clientes em potencial, o retargeting estuda os desejos passados. Por exemplo: o seu cliente colocou um produto no carrinho e, após alguns minutos, abandonou a compra. Nesse caso, você pode enviar um e-mail oferecendo um desconto em cima do produto que ele deseja comprar.

A base de pesquisas do Google também é um exemplo de retargeting. A diferença para o Google Now é que essas pesquisas foram feitas no passado, enquanto as do Now estão sendo feitas no presente.

Agora que você entendeu mais sobre o mobile marketing e como ele funciona, ficou mais fácil entender porque a sua empresa precisa dele. Integrando essa modalidade de marketing em sua estratégia, você verá mais prospecção da sua marca no mercado. E, afinal, isso é algo que todos nós buscamos, certo?

E aí, conseguimos tirar suas dúvidas sobre o mobile marketing? Compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas possam ficar bem informadas!