Exigente e conectado, hoje o cliente ideal está informado e usa a internet para encontrar as soluções que deseja. Em contrapartida, é no ambiente virtual que ele se educa sobre os mais diversos assuntos, confiando em influenciadores e marcas. Por isso, o novo comportamento do consumidor pode ser tanto um desafio, quanto uma excelente oportunidade para impulsionar a sua empresa.

Neste artigo, explicaremos para você o que é o comportamento do consumidor e como ele mudou com a era digital. Veja também como você pode usar essa transformação, desenvolvendo uma cultura digital na empresa para otimizar o relacionamento do seu público com a marca, garantindo uma presença online forte. Boa leitura!

Entenda o que é o comportamento do consumidor

Mesmo que o foco da empresa seja, direta ou indiretamente, aumentar as vendas do mix de produtos e serviços constantemente, existe um processo para que isso aconteça. Conhecido como funil de vendas ou jornada do cliente, são várias etapas para levar seu público-alvo a conhecer sua marca e depois chegar no momento da compra.

Um recurso fundamental para garantir o sucesso dessas estratégias chama-se comportamento do consumidor. São as características, sensações e atitudes que a sua marca ou a compra promove no usuário. Com esses dados é possível prever o melhor momento, canais de comunicação e até mesmo abordagem para converter prospects em clientes.

Com o comportamento do consumidor você descobre:

  • o que seu cliente potencial precisa e deseja;
  • quais os sentimentos e ações dos seus leads em relação ao produto ou marca;
  • como funciona a escolha e compra.

Veja o que mudou com a era virtual

Podemos dividir o perfil do consumidor em três diferentes padrões.

Consumidor 1.0

Em um primeiro momento o consumidor aprendia sobre a marca e o produto no momento da compra. O vendedor precisava apresentar o funcionamento e os benefícios do que era oferecido.

Consumidor 2.0

Nesse estágio, as pessoas passaram a ter acesso à internet. Com essa tecnologia foi possível pesquisar sobre produtos e empresas. O foco passou a ser a necessidade do cliente. Apesar dessas informações ainda serem importantes no processo de vendas.

Consumidor 3.0

Hoje o usuário está conectado, o que permite não só a pesquisa sobre as soluções que deseja e as diferentes marcas e preços do mercado, como também a opinião de outros consumidores. Assim, surgiram novos padrões de comportamento do cliente como:

  • só compra o que deseja e quando quer;
  • percebe (e espera) uma relação mais consultiva com os vendedores, vendas agressivas não funcionam mais;
  • está socialmente conectado e confia nos comentários de outros usuários;
  • espera uma marca com propósito e coerente aos seus princípios e valores;
  • deseja passar por uma boa experiência de compra.

Use essa transformação a seu favor

Como explicamos, a chegada da internet e o uso social dessa tecnologia expandiu a informação e interação do consumidor. O importante é que você pode impulsionar sua empresa usando a modificação como uma vantagem competitiva. Confira algumas dicas para melhorar sua presença online:

  • conhecer o consumidor: hoje é possível entender melhor os detalhes do seu público-alvo, também conhecido como persona, pesquisando detalhes como objeções de compra e áreas de interesse;
  • trabalhar o branding: gerenciando o posicionamento da marca para que a sua audiência se identifique com os valores da sua empresa;
  • melhorar o atendimento: crie formas de otimizar a experiência do usuário e ofereça diversos canais de atendimento;
  • engajar: reunir prospects e fãs, coletando depoimentos e fortalecendo a marca;
  • integrar marketing e vendas: dessa forma, o time de marketing terá apontamentos e insights para abordar o público e entregará apenas os leads qualificados para as vendas.

Viu como o comportamento do consumidor é essencial para o desenvolvimento das suas estratégias? Entendendo quem é o seu público e trabalhando um relacionamento dos prospects com a empresa, você fortalece a lembrança da marca e terá mais chance de escolha na fase da consideração.

Outra vantagem que você conquista alinhando suas campanhas ao novo modelo de consumidor, é a chance de aumentar as vendas conquistando seus consumidores. Descubra como uma agência digital contribui para a fidelização de clientes e impulsione suas vendas!