Quem é pequeno ou médio empresário sabe o quão essenciais são as redes sociais para PMEs. Essas ferramentas online podem ser as responsáveis, em muitos casos, por grande parte do faturamento dessas empresas.

As razões para isso são muitas. As redes sociais são ferramentas baratas e que permitem às empresas se comunicarem com os consumidores em tempo real, a qualquer momento. Além disso, são canais democráticos, em que PMEs podem concorrer com grandes marcas sem prejuízo.

Por isso, se você é um pequeno ou médio empresário, precisa valorizar as redes sociais e usá-las na sua estratégia de comunicação com o público. Quer saber como? Confira nossas 4 dicas de sucesso abaixo!

1. Faça a escolha certa entre as redes sociais para PMEs

Nem toda rede social é igual ou compatível com a sua empresa. Algumas delas, como o Snapchat, são focadas apenas para um setor demográfico (no caso, os jovens). Outras funcionam melhor com imagens (Instagram) ou em contato direto para vendas (WhatsApp).

Quando falamos em redes sociais para PMEs, é preciso entender que essas empresas não possuem orçamento ou profissionais para lidar com estratégias complexas envolvendo todos os canais possíveis.

Por isso, o empresário precisa decidir sabiamente onde alocar seus poucos recursos (tempo, trabalho, dinheiro) para tirar o melhor possível do seu público.

Para fazer essa decisão, estude as características de cada rede social e pesquise com o seu público para saber qual delas ele prefere. Essas informações ajudarão a decidir qual desses canais é o melhor para a sua empresa.

2. Prepare um calendário editorial com os posts online

As redes sociais são movidas a conteúdo: sua página posta algo, os seguidores interagem e, nesse processo, criam uma relação emocional com a marca da empresa.

Para explorar melhor esse mecanismo, é recomendado criar um calendário editorial com os conteúdos que serão postados na rede. Essa técnica ajuda a poupar tempo no gerenciamento da página da empresa e também organiza o fluxo de trabalho dentro da empresa.

Além disso, um calendário editorial ajuda a poupar tempo para o próximo passo:

3. Interaja com os seus seguidores e fãs nas redes sociais

Quem é dono de um pequeno negócio sabe a importante de conversar e negociar cara a cara com um cliente ou um fornecedor e entende o peso e a importância do diálogo direto. Nas redes sociais é a mesma coisa.

Uma das maneiras de melhorar a relação com os seguidores é interagindo com eles, respondendo comentários, tirando dúvidas e incentivando a comunicação com a empresa.

É dessa forma que as redes sociais podem ser mais efetivas para as PMEs: ao aproximá-las dos consumidores e permitindo que haja uma relação emocional entre seguidores e marca.

4. Meça seu desempenho com ferramentas próprias

Um dos erros que muitas PMEs cometem nas redes sociais é ignorar os resultados obtidos ou não os analisar com cuidado e dedicação.

É muito importante que haja um estudo detalhado do desempenho obtido pela sua estratégia nas redes sociais utilizando ferramentas específicas para isso, para que seja possível avaliar se elas foram bem-sucedidas e quais as alterações necessárias para as próximas semanas ou meses.

Apenas com uma análise dessas é possível otimizar suas ações e obter os melhores resultados possíveis na internet.

Como deu para ver, é fácil ter uma boa estratégia de redes sociais para PMEs. Seguindo esses passos, você estará pronto para ter sucesso com a sua empresa!

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