Está precisando tornar a sua empresa mais competitiva, com maior presença on-line e capaz de alcançar um público qualificado para gerar conversões? Pois saiba que boa parte da solução começa pelo investimento no Google AdWords, o maior serviço de publicidade on-line do planeta!

O AdWords existe desde outubro do ano de 2000, e em questão de poucos anos tornou-se a maior fonte de receitas do Google, graças ao sucesso unânime da ferramenta de buscas da empresa e, claro, à eficiência dos chamados links patrocinados.

Quer saber mais sobre essa poderosa ferramenta? Então continue acompanhando o post!

O que é o Google AdWords?

Basicamente, o AdWords é um serviço destinado às empresas que desejam anunciar na web, seja nos resultados de busca do Google ou nos principais sites da internet — que são parceiros do Google.

Ao contrário do que se pode pensar com relação ao serviço, ele não é voltado somente para grandes empresas e nem exige grandes investimentos para anunciar. Isso porque tais custos não são o único fator importante.

A qualidade e a relevância de cada anúncio chega a ser ainda mais importante para o Google, pois esses são os fatores que contribuirão para a melhor experiência de seus usuários, ao mesmo tempo em que trará retorno para os anunciantes.

Por isso mesmo, o Google AdWords pode ser considerado o serviço de publicidade on-line mais democrático da internet.

Quais são as vantagens em investir no AdWords?

As vantagens em anunciar no AdWords são muitas, afinal, o fato de uma empresa fazer parceria com o serviço de pesquisa mais utilizado no mundo, por si só, já é uma imensa vantagem. Entre os principais benefícios, pode-se ressaltar:

  • os anúncios são exibidos levando-se em conta a correspondência de palavras-chave ou a segmentação;

  • segundo o site Internet Live Stats, cerca de 3.5 bilhões de pesquisas são feitas no Google diariamente;

  • valores de orçamento e lances são definidos pelo anunciante;

  • disponibilização de relatórios analíticos para mensurar o sucesso de campanhas;

  • os anúncios são feitos pelo próprio anunciante, o que significa, também, que eles podem ser atualizados sempre que necessário.

Como o AdWords funciona?

Quando uma empresa cria uma conta no Google e a vincula ao AdWords, ela já passa a ter acesso à plataforma.

No entanto, para começar a usufruir do serviço, é necessário depositar um valor mínimo de R$ 50 — vale ressaltar que esse valor pode ser aplicado para experimentar a ferramenta, mas não para obter ganhos consideráveis.

O orçamento, definido pelo anunciante, é inteiramente dedicado aos custos que cada anúncio implicará. Nesse caso, você poderá selecionar diferentes opções de cobrança, como o CPC (custo por clique) e o CPM (custo por mil impressões).

Ao optar pelo CPC, o anunciante dá o seu lance com base em cada clique que o anúncio recebe. Pelo CPM, o lance deverá ser dado considerando o número de exibições do anúncio: a cada mil exibições, esse valor será descontado do orçamento.

Para onde os anúncios serão direcionados?

Existem dois componentes na chamada “Rede do Google”: Rede de Pesquisa e Rede de Display.

A diferença entre elas é que a Rede de Pesquisa imprime anúncios em texto padronizado, exibidos nos resultados de pesquisa do Google, sites parceiros e serviços como Google Shopping, conforme alguém faz uma busca usando um termo relacionado a uma palavra-chave de sua campanha.

A Rede de Display, por sua vez, imprime anúncios em formatos de imagem ou vídeo nos sites parceiros, aplicativos e canais como o YouTube. Segundo a comScore, os sites dessa rede alcançam 90% dos usuários da internet.

Outra diferença está no modo como os anúncios são ativados: os anúncios feitos na Rede de Display são exibidos conforme a segmentação para exibir seus anúncios em contextos, determinados locais e para públicos-alvo específicos.

Resumindo: você pode trabalhar com diferentes tipos de anúncios para conquistar espaço pelos mais diversos canais, atraindo tanto um público que está procurando por produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece quanto um público-alvo cujo estilo de vida ou a localidade se enquadram ao perfil do cliente.

Então, o que achou do Google AdWords? Deixe sua opinião, dúvida ou sugestão nos comentários!