Se você não sabe a resposta para a pergunta que dá título a este post, não se preocupe! Vamos explicar quais são os pontos que diferenciam o marketing promocional do live marketing e como cada um pode ajudar no dia a dia dos seus negócios.

Com o advento da internet, a maneira com a qual as marcas se comunicam com seus clientes tem passado por significativas transformações. A grande e principal mudança certamente está na possibilidade de o consumidor escolher o que deseja ver de anúncios, optando por aqueles que já conhece e gosta ou que chamam mais atenção.  

Entenda melhor como isso aconteceu, a seguir:

A evolução do Marketing

Talvez você não saiba, mas, na verdade, o live marketing, isto é, marketing de experiência, é uma evolução daquele chamado de “promocional”.

Lembra quando citamos a principal mudança na relação entre o consumidor e as empresas na era digital? Pois é. Anteriormente, as estratégias tinham foco em fazer a marca ser lembrada e isso era associado a uma torrente de publicidade, geralmente televisiva, que invadia a programação dos telespectadores.

Associava-se à quantidade o sucesso de uma campanha.

Porém, com o advento da internet, surgiu a necessidade de uma nova estratégia que poderia responder a seguinte pergunta: “como fazer com que as pessoas se interessem pelo meu produto, se elas têm agora o poder de escolher o que querem ver?”

A solução mais comum veio com a criação do live marketing. Esse termo foi usado pela primeira vez em 2013 e, desde então, tem sido cada vez mais difundido.

A tradução do inglês  “marketing ao vivo” — oferece uma pista do que seja isso: uma campanha promocional que esteja presente em outras experiências do consumidor, não necessariamente relacionadas à marca, mas que explorem os 5 sentidos humanos: tato, olfato, paladar, visão e audição.  

A importância da experiência

Essa nova perspectiva do marketing foi essencial para as exigências do perfil dos atuais clientes. Com a ideia de consumo pelo consumo em queda, eles buscam algo a mais, sejam marcas que proporcionem grandes experiências de vida ou que estejam muito engajadas em fazer alguma diferença para o mundo.

Como exemplo, podemos citar a ação que empresas fazem em patrocinar bicicletas e ciclovias em grandes centros urbanos para promover a mobilidade mais limpa, que agride menos o meio ambiente e auxilia no problema do trânsito. Entendeu a diferença?

Em resumo, o marketing de experiência investe em estar presente na vida das pessoas por meio de campanhas offline, sem parecer invasivo e insistente. Isso amplia e estreita as relações, gerando impactos diretos nas vendas.

As ferramentas do Live Marketing

Segundo Tony Coelho — um dos maiores profissionais da área promocional do Brasil, existem 5 principais setores do Live Marketing. São eles:

  1. promoção;

  2. merchandising;

  3. eventos;

  4. digital;

  5. incentivo.

Ao conhecer as possíveis formas de investimento em marketing de experiência, será preciso que você crie os objetivos principais da sua empresa. Procurar a ajuda de uma agência especializada na área pode ser uma boa alternativa para alcançar bons resultados!

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