Sabe quando alguma marca faz uma declaração e você concorda completamente com ela? Pode ser sobre o produto, o mercado ou até mesmo sobre você, o consumidor. Então, isso é um bom posicionamento de marca.

É a forma como a marca se coloca no mercado, na expectativa de que o cliente enxergue essa afirmação como verdadeira e, assim, compre o produto. Mas, antes disso, ele precisa comprar a ideia.

O posicionamento de marca é essencial para o fortalecimento do seu negócio no mercado e para o melhor relacionamento com seu público. Quer entender mais sobre isso? Continue lendo! 

A segmentação do público

O primeiro passo para determinar o posicionamento de marca é a segmentação. Você sabe o que é isso?

Imagine um grande público: ele pode ter muitas características em comum e muitas diferenças, certo? Por exemplo, algumas pessoas podem morar na mesma cidade, outras têm a mesma idade e a mesma profissão, algumas têm até os gostos parecidos. 

A segmentação começa aí. É preciso determinar as características do seu público ideal seguindo critérios geográficos (onde ele está localizado?), demográficos (qual a profissão? Idade? Sexo?), psicográficos (qual é sua personalidade, seus valores e seu estilo de vida?) e, por fim, comportamentais (qual é a relação dele com seu produto?). 

O nicho de mercado

Com essas informações, você limita seu público e, assim, pode apostar em um nicho de mercado. É uma parte do mercado que não é muito explorada, como uma parcela de clientes com necessidades específicas que, provavelmente, não estão sendo atendidas em larga escala. 

A vantagem do nicho de mercado é encontrar uma área ideal para estudar e tornar-se especialista. É um segmento pouco explorado e que apresenta pouca concorrência, portanto, tem potencial para muito desenvolvimento. 

A originalidade da proposta

De nada adianta fazer um posicionamento de marca sem originalidade. A concorrência no mercado é absurda e todos sabemos disso: para destacar-se é imprescindível oferecer um diferencial. 

Para isso, é preciso ponderar: o seu produto é diferente dos outros ou há ofertas semelhantes? 

Se ele for realmente único, explore isso: crie um posicionamento — por meio da identidade visual, do discurso e do relacionamento com o cliente — que demonstre essa particularidade do produto. 

Agora, se existirem produtos semelhantes ao seu, deixe claro qual é o seu diferencial. Por que, entre tantos outros, o seu deve ser o escolhido? Há diferentes formas de abordar isso, seja pelo senso de humor (reconhecendo que sua marca não ocupa o primeiro lugar) ou pela sacada inteligente (escolhendo uma característica especial do seu produto para explorar). 

A objetividade na comunicação

Sem objetividade, é bem provável que seu posicionamento caia no senso comum e não analise todos os aspectos  positivos e negativos — das suas estratégias de comunicação. 

Por isso, é recomendável contratar uma agência de marketing para elaborar a melhor forma de abordar seu público. Ela fará um planejamento estratégico que estuda seu público ideal, o melhor custo-benefício e as estratégias mais efetivas para sua empresa. 

A importância do posicionamento de marca

Com um posicionamento de marca inteligente, todos sabem dizer qual a identidade da sua empresa e seus principais valores. Você é visto como deseja que seus clientes te enxerguem!

Pense na Apple, por exemplo. Ninguém duvida da excelência dos seus produtos e todos sabem diferenciá-los entre tantos outros. Os consumidores estão dispostos a pagar mais caro para fazer parte da promessa da marca: oferecer um produto que permite inúmeras possibilidades enquanto torna o usuário único e especial. 

É importante pensar em diferentes métodos para desenvolver sua marca no mercado. Com o posicionamento de marca, você pode tornar seu produto particular apenas com uma boa estratégia de comunicação  que consiga alcançar o público certo explorando seus desejos e necessidades. 

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