O Instagram já conta com mais de 700 milhões de usuários em todo o mundo. Essa é uma das redes sociais em que as pessoas mais interagem, curtindo e comentando as imagens dos amigos e de suas marcas favoritas, além de postarem as suas próprias. Não é por acaso que a plataforma de propagandas da rede, o Instagram Ads, auxilia cada vez mais empresas a atraírem clientes.

Por isso, a seguir você vai entender exatamente como funciona esse sistema de anúncios e por que ele pode beneficiar o seu negócio. Além disso, mostraremos algumas práticas para obter os melhores resultados com o Instagram Ads. Acompanhe!

O que é o Instagram Ads?

O Instagram Ads é uma plataforma na qual você pode criar os seus próprios anúncios. Eles aparecem para o usuário com um destaque indicando que são publicações patrocinadas e, também, apresentam um botão que pode direcionar para o site da sua empresa.

Uma grande vantagem é oferecer orientações para chegar ao seu estabelecimento ou permitir que façam o download do seu aplicativo, por exemplo. Todo o processo de elaborar e configurar uma propaganda é bastante simples e pode ser feito, inclusive, diretamente por meio do aplicativo.

Quais são as vantagens de anunciar nessa plataforma?

1. O poder da segmentação

Quando o anúncio estiver no ar, ele aparecerá no feed dos usuários de acordo com as configurações de segmentação que você escolheu. Esses parâmetros envolvem a localização, interesses, faixa etária e gênero (masculino, feminino ou ambos) do público.

Isso ajuda que a mensagem alcance mais pessoas propensas a demonstrarem interesse pelo seu produto/serviço — o que torna o investimento nesse tipo de publicidade mais eficiente.

2. A versatilidade de diferentes formatos visuais

Como a principal característica do Instagram é o conteúdo visual, com os posts patrocinados na plataforma não poderia ser diferente.

É possível chamar a atenção da sua audiência por meio de uma foto, vídeo, carrossel (conjunto de fotos) ou de uma imagem para o Instagram Stories — nesse caso, você deve escolher entre uma foto e um vídeo.

3. A importância do engajamento

Segundo um estudo da empresa de pesquisas L2, 65% dos posts com melhor desempenho no Instagram possuem um produto.

Isso significa que, de forma geral, os usuários dessa rede se sentem confortáveis com certos tipos de divulgação publicitária. Trata-se de um ótimo incentivo para dar início às suas campanhas por lá.

Quais são as melhores práticas para anúncios no Instagram Ads?

1. Invista na qualidade

Os usuários do Instagram são exigentes em relação à qualidade das imagens, principalmente quando o post é de uma marca. Eles esperam fotos e vídeos com boa resolução e que sejam inspiradores.

Sendo assim, considere a compra de um smartphone com uma boa filmagem ou de uma câmera profissional para produzir as imagens. Adicionalmente, procure contratar um fotógrafo ou videomaker para fazer essas peças.

Os usuários interagem mais com esse tipo de conteúdo do que com mídias em baixa resolução, com cores apagadas e sem vida.

2. Use rostos nas imagens

Os rostos humanizam as imagens e geram mais empatia/engajamento. Por isso, pode ser interessante criar anúncios mostrando pessoas utilizando seus produtos e não apresentar apenas o item isolado.

3. Avalie os resultados

Para saber se o anúncio realmente garante resultados para a empresa, avalie o seu desempenho constantemente. Caso você perceba que algo não está saindo como o esperado, é possível pausar a campanha e analisar o que pode ser ajustado para torná-la mais eficaz.

E aí, curtiu o nosso post? Gostou de saber como o Instagram Ads funciona e por que é tão vantajoso anunciar nessa rede social? Aproveite para se informar mais a respeito de publicidade online. Leia o nosso artigo sobre o Google AdWords e como ele pode aumentar as suas vendas.