O marketing pode ser um poderoso aliado de empresas de todos os segmentos, seja para divulgar um lançamento, seja para construir um novo conceito de marca. Entretanto, se a empresa realmente deseja melhorar seus resultados e até aumentar as suas vendas, a verba de marketing precisa fazer parte de um excelente planejamento.

Sendo assim, não adianta apenas investir em qualquer mídia e esperar um retorno mágico e imediato. Existem várias formas de usar o seu precioso dinheiro em campanhas de marketing, mas somente as estratégias que acompanham as tendências e focam o público-alvo terão bons retornos.

Quer entender melhor como usar a sua verba de marketing para alavancar seu negócio? Então, confira a seguir as dicas que preparamos exclusivamente para você!    

Escolha os canais com mais afinidade ao seu público-alvo

Tão importante quanto dividir bem a verba de marketing, é saber aplicá-la nos canais que têm mais efetividade com o seu público-alvo. Por isso, antes de fazer o investimento, é importante analisar o perfil das pessoas que consomem cada mídia, fazendo um paralelo com o target da sua empresa. 

Com essas informações, você pode direcionar a maior parte do dinheiro aos canais que você tem certeza que darão retorno. O restante pode ser utilizado em testes e experiências em novas mídias. 

Aposte no marketing digital

As pessoas estão cada vez mais conectadas ao universo digital, que traz uma série de oportunidades para as marcas conversarem com o público. Sites, blogs, portais de notícias e redes sociais já fazem parte da realidade dos brasileiros e precisam ser explorados pelas companhias, seja de qual for a área de atuação. 

Por isso, utilizar parte da sua verba de marketing nessas plataformas pode ser um grande negócio. Entre outras vantagens, você terá resultados mais fáceis de serem mensurados, os investimentos podem ser ajustados de forma mais flexível e rápida e os resultados costumam ser bem tangíveis, além da possibilidade de veiculação de propagandas extremamente direcionadas. 

Invista em segmentação

Philip Kotler, considerado um dos maiores estudiosos e profissionais do marketing no mundo, afirma que é preciso investir em segmentação para ter sucesso, segundo entrevista à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Então, se antigamente a comunicação em massa dava mais resultado, hoje em dia são as mensagens personalizadas e individualizadas que costumam trazer um retorno melhor.

Isso acontece por conta da saturação de empresas que atuam nos mesmos segmentos. Além disso, a internet e o poder que ela deu aos consumidores os tornou bastante exigentes. Portanto, para convencê-los, é necessário utilizar a sua verba de marketing em canais de comunicação que permitem grande segmentação de público, como é o caso das plataformas digitais, das mídias OOH (Out Of Home) e por aí vai. 

Mensure os resultados

Nos dias de hoje, mensurar os resultados não é apenas uma forma de descobrir se a campanha está dando certo. É também uma maneira de controlar melhor o dinheiro investido, atitude fundamental em tempos de aperto e crise econômica. 

Com as novas ferramentas de avaliação de campanhas, principalmente nos canais online, é possível fazer esses acompanhamentos praticamente em tempo real. Assim, as marcas e empresas que não mensuram os resultados raramente conseguem bater ou acompanhar os seus concorrentes nesse disputado mercado.

Depois dessas dicas, as suas estratégias e ações de marketing serão muito mais certeiras, independentemente da quantia de dinheiro que você tenha disponível. O mais importante é elaborar bem o seu planejamento, considerando o público-alvo e as novas tendências e ferramentas disponíveis.

Deu para entender melhor como usar a verba de marketing para potencializar o seu negócio? Então, aproveite para baixar o e-book “Como fazer uma campanha de baixo custo” e aprender ainda mais sobre como construir estratégias eficientes!