Muitas empresas têm um enorme potencial, porém não conseguem aumentar as vendas pelo simples fato de não saberem se comunicar de forma eficiente com o seu público-alvo.

É nessa lógica que o marketing ganha importância. Como ele consegue potencializar tanto a atração quanto a fidelização de clientes, consegue também gerar novas oportunidades e, assim, fazer da comunicação um elemento fundamental para o sucesso da empresa.

Você deve estar se perguntando: “Mas como isso pode ser feito?”. Vamos com calma. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o papel do marketing na lógica empresarial e explicaremos como uma agência de marketing pode elaborar campanhas de sucesso para a sua empresa. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura e prepare-se para aumentar as suas vendas!

Como o marketing pode aumentar as vendas?

Gerando leads

Um lead é alguém que já demonstrou interesse em algo que você ofereceu e, para ter acesso a isso, forneceu seus dados pessoais de maneira espontânea. Gerar leads é especialmente importante para que você crie relacionamento com um cliente em potencial. O que você acha mais fácil? Vender algo para alguém que já mostrou interesse no assunto ou sair do zero? A resposta é evidente.

Encontrar pessoas predispostas a investir na sua solução, seja ela um produto ou um serviço, e atuar de maneira estratégica em relação a esse público é um benefício que uma boa campanha de marketing permite para a sua empresa.

Com o marketing de conteúdo, por exemplo, você consegue conduzir seus clientes ao longo de toda a sua jornada de compras, sempre com o diferencial de que isso será feito espontaneamente, ou seja, é a pessoa quem vai atrás de seus interesses.

Oferecendo visão estratégica e profissional

Com o marketing é possível fortalecer a marca. De fato, esse é o foco do marketing como um todo: buscar uma melhor presença da empresa junto ao seu público.

Isso ganha maior relevância em tempos de presença online maciça. Como hoje boa parte do público está em ambiente virtual, cabe às empresas preencherem espaço nesse universo. Isso diz respeito a estarem presentes em sites, nas mais diversas redes sociais e em blogs, por exemplo. O ambiente online é o espaço em que as empresas precisam mostrar autoridade no que fazem e que têm as melhores soluções para os consumidores.

Com o marketing sendo feito por especialistas, tudo isso é construído de maneira racional, com base em critérios que permitem à empresa não somente atuar de uma maneira estratégica na rede (quando cada ação é feita com objetivos maiores), mas também saber lidar com problemas de imagem que podem comprometer a marca diante do seu público.

Criando campanhas segmentadas

Pense novamente na facilidade de se comunicar diretamente com seu cliente em potencial. Nesse caso, contar com ferramentas capazes de simplificar a construção de relacionamento com ele é algo interessante, não? A segmentação é um diferencial do marketing, e quando falamos no marketing digital isso ganha ainda mais relevância.

Uma das grandes diferenças desse tipo de marketing para o tradicional é que, com o digital, a segmentação tende a ser mais fácil. O marketing digital oferece uma série de ferramentas que dão às empresas condições para trabalhar com foco no seu público-alvo, indo mais diretamente nos seus interesses com a criação do conceito de persona, um personagem que representa o cliente ideal.

Dando autoridade à sua empresa

Quando você aposta em soluções que permitem à sua empresa construir uma imagem positiva, isso dá a ela condições de se destacar aos olhos do público. O marketing de conteúdo, por exemplo, faz com que a companhia cresça no conceito das pessoas ao oferecer a elas materiais de qualidade a respeito do universo da marca.

Ao entenderem o site da companhia, o blog ou até as redes sociais como uma fonte de informação confiável, esse público passará a compreender sua marca como uma referência no setor em que atua. E isso, seja no curto, médio ou longo prazo, representa muito na busca por melhores resultados em termos de vendas.

Como uma agência pode unir o marketing no PDV e o online?

Se você se interessou pelos benefícios que o marketing pode oferecer, então é hora de ir um pouco mais adiante e falar da importância de contar com especialistas para fazer esse trabalho. Nesse sentido, uma agência de marketing possui experiência e profissionais qualificados, capazes de trazer uma visão externa importante sobre o seu negócio.

É muito comum encontrar, nas agências, equipes multidisciplinares que agregam conhecimentos teóricos e práticos ao projeto dos clientes. Ao ser atendida por uma agência, a sua empresa contará com toda essa expertise no desenvolvimento das estratégias de marketing.

Com toda essa bagagem, fica muito mais fácil sincronizar a experiência do usuário em todos os canais de comunicação, criando uma estratégia de ponta a ponta, que une o marketing no PDV com o marketing online.

Como uma agência de marketing pode atingir o seu público?

Considere as seguintes perguntas: você sabe o que mais importa para o seu público? É capaz de dizer se eles estão em busca de preço ou de qualidade? Qual é o tipo de linguagem que essas pessoas usam nas redes sociais? Quais são as suas dores ou os seus problemas?

Talvez você não saiba todas essas respostas. A vantagem de contar com uma agência de marketing é que a pesquisa para identificar quem é o cliente ideal do seu negócio (as personas) faz parte do trabalho desenvolvido por ela.

Sabendo a fundo quais são as características, as dificuldades, as rotinas, os costumes e as preferências dos consumidores, fica mais fácil criar uma campanha segmentada e uma comunicação mais alinhada ao público da sua empresa.

Como uma agência pode posicionar melhor a sua marca no mercado?

Alguns anos atrás, o seu cliente era impactado pela mídia tradicional (jornais, revistas, rádio, TV, outdoors) e, então, via-se influenciado a tomar decisões de compra. Hoje o cenário mudou: a internet é utilizada como fonte de pesquisas para apoiá-lo em sua decisão.

Por meio de um planejamento bem elaborado de ações de marketing, uma agência poderá posicionar a sua marca de forma estratégica no mercado. Faz parte dessa estratégia a potencialização da presença digital da sua empresa para alcançar e atrair novos clientes: marketing de conteúdo, inbound marketing, branding, marketing digital são metodologias desenvolvidas para criar autoridade e posicionamento da sua marca no universo online.

Como uma agência pode aumentar as vendas da sua empresa?

A comunicação focada no marketing de conteúdo tem uma eficácia tão grande que as vantagens se tornam mais efetivas. Isso porque a estratégia utilizada leva em consideração o funil de vendas e todas as etapas da jornada de compra do consumidor.

Cada estágio de uma estratégia de marketing é trabalhado com o objetivo de otimizar as ações e aumentar as vendas. Sendo assim, a contratação de uma agência de marketing pode trazer um grande retorno para o seu investimento.

Em resumo, investir no marketing como solução de comunicação para a sua empresa pode ser o passo decisivo para que ela conquiste clientes e se estabeleça no mercado de maneira adequada. Sendo assim, contar com especialistas no assunto é garantia de sucesso para sua campanha e, consequentemente, tranquilidade para a sua gestão.

Entendeu como melhorar suas vendas trabalhando com uma agência de marketing? Então entre em contato conosco que apresentaremos ótimas soluções para sua empresa!