Quem inicia uma estratégia de marketing digital sabe que criar um site é imprescindível. Por meio dele, é possível ser encontrado nos mecanismos de buscas, passar informações relevantes aos consumidores e aumentar a carteira de clientes. No entanto, muitas empresas ainda têm dificuldades em aumentar as visitas do site.

Basicamente, temos duas opções: atrair de maneira orgânica ou paga. Enquanto a primeira leva um tempo para dar resultados, a segunda proporciona um aumento no tráfego rapidamente. O problema é que utilizar apenas os anúncios pagos faz com que você fique dependente dessa modalidade.

Neste artigo, abordaremos 4 estratégias infalíveis para turbinar as visitas do seu site de maneira paga ou orgânica. Continue lendo e confira as nossas dicas!

1. Invista em anúncios patrocinados

O Google é o site mais acessado no mundo inteiro, então, é natural que todos queiram aparecer entre os primeiros resultados na busca. Para isso, existe uma ferramenta chamada Google AdWords. Por meio dela, você cria a sua campanha, define o orçamento e disponibiliza seus anúncios patrocinados. Cada vez que os usuários clicam em seu link, é descontado um valor.

Outra ferramenta que funciona de modo semelhante é o Facebook Ads. Em termos de visibilidade, o Facebook também é excelente, pois é a rede social mais acessada no mundo. Porém, o que mais chama a atenção aqui é o poder de segmentação. Existem diversos filtros para que seus anúncios cheguem apenas nos usuários que são interessantes para o seu negócio, evitando um desperdício de verba para a empresa. 

2. Crie um blog

Os mecanismos de busca possuem diversos requisitos para que o seu site fique entre os primeiros colocados de maneira orgânica, sendo possível atender à maioria deles por meio de uma produção constante de conteúdos. Como sabemos, o blog é o canal ideal para a publicação desses materiais, como artigos e infográficos.

Você até pode trabalhar alguns aspectos em seu site e otimizá-lo para os buscadores, mas não é o bastante. Nesse caso, é aconselhável ter um responsável apenas para cuidar dessa produção ou procurar profissionais experientes e terceirizá-la.

3. Pesquise as melhores palavras-chave

Tanto para os anúncios patrocinados quanto para a elaboração de conteúdos em seus canais, as palavras-chave são fundamentais. Se você quer ser encontrado por um público qualificado, deve pesquisar os melhores termos para trabalhar em sua estratégia. Uma ferramenta propícia para fazer essa pesquisa é o KeyWord Planner.

Vamos supor que você seja dono de um curso de idiomas online e queira ser encontrado por clientes em potencial. Caso você escolha palavras-chave genéricas como “aprender inglês”, terá uma grande concorrência e o público pode ser variado. Contudo, se você for mais específico e escolher algo como “curso de inglês online com certificado” ou “aprender inglês pela internet”, consegue um tráfego qualificado para o site, além de ter menos concorrentes. 

4. Preocupe-se com a qualidade dos conteúdos

Depois de criar um blog, contratar alguém para produzir seus conteúdos e pesquisar as palavras-chave para inseri-las em seus canais de comunicação, é preciso ficar atento à qualidade. Seus artigos e demais publicações precisam passar informações relevantes aos usuários. Dessa forma, sempre que eles precisarem aprender mais sobre o assunto, terão o seu blog como referência.  

Além disso, os conteúdos relevantes também ajudam o seu site a ficar bem posicionado nos motores de busca. Isso acontece porque a probabilidade de citarem um material bem produzido em outros sites e blogs é grande, e os buscadores entendem isso como um bom sinal. Ou seja, se alguém insere um link apontando para um artigo seu, em outro domínio, você ganha alguns pontos.

Como você pôde perceber, tanto o tráfego pago quanto o orgânico possuem suas vantagens e desvantagens. O ideal é trabalhar com ambas as modalidades e encontrar o equilíbrio ao longo do tempo. Logo, você consegue aumentar as visitas do site rapidamente e, ao mesmo tempo, investe em uma estratégia de médio e longo prazo.  

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