Você já definiu o orçamento de marketing da sua empresa para 2018? O Ano Novo está aí e, sem um planejamento realista, fica muito mais difícil saber o quanto investir em cada setor da sua organização para garantir o equilíbrio financeiro do seu negócio. E em tempos de crise econômica, esse tipo de cuidado faz toda a diferença.

No post de hoje, aprenda como definir o orçamento de marketing do seu negócio. Vamos lá?

Como calcular o orçamento de marketing?

O seu orçamento de marketing não deve ser um número aleatório. Para que ele faça sentido, você deve planejar cada um dos seus gastos referentes a essa área. Veja abaixo alguns deles.

Agência ou prestadores de serviço

Se você não possui uma equipe interna de marketing, será preciso terceirizar a execução das ações para uma agência especializada ou para profissionais freelancers. Então, considere os custos que envolvem cada tipo de contrato.

Mídia paga

A maior parte das empresas já investe em mídia paga via Google AdWords, Facebook Ads ou Instagram Ads. Os anúncios que apresentam lances mais altos são veiculados mais vezes.

Impressão de materiais

Mesmo com o crescimento do marketing digital, as organizações ainda trabalham com materiais impressos como cartazes, catálogos e cartões de visitas. Esteja atento ao valor das impressões de alta qualidade.

Por que é importante fazer isso?

Para não gastar mais do que o planejado, é fundamental definir o orçamento anual da sua empresa de acordo com o seu objetivo de marketing. 

Por exemplo, talvez você precise começar pelo desenvolvimento de uma presença online mínima ou já possa investir em campanhas mais elaboradas.

Não se esqueça de que um bom plano de marketing é feito em conjunto com o planejamento estratégico da organização, certo?

E o que deve ser levado em consideração?

Compare os custos com suas referências anteriores

A sua empresa já contratou o mesmo serviço no passado? Então, o valor pode ser usado como base para uma nova cotação. Embora possa ter variado ao longo do tempo, ele é uma estimativa fundamentada.

Realize novas cotações

Se você nunca tiver contratado algo do tipo, não se preocupe. Basta entrar em contato com alguns fornecedores, pedir informações gerais e realizar as cotações. Depois disso, faça uma média para usar como referência.

Trabalhe com uma margem de segurança

A dica é trabalhar com uma margem de segurança no valor de cada serviço a ser negociado. Adote um número que gire em torno de 15% e 20%.

Tenha flexibilidade

Caso seja obrigado a enfrentar uma restrição de recursos no decorrer do ano, tenha flexibilidade para realocar os seus investimentos. Lembre-se de priorizar as ações que vão lhe trazer os resultados mais efetivos.

Agora que você já sabe como definir o orçamento de marketing da sua empresa, não espere mais tempo para colocar o conhecimento em prática! Se precisar de ajuda, conte com a expertise de uma agência especializada para alcançar o seu objetivo de marketing e, claro, sem ter de abrir mão do equilíbrio financeiro.

Gostou deste post sobre orçamento de marketing? Então, aproveite a visita e entenda definitivamente como usar a verba para o plano de marketing!