O co-marketing está sendo muito usado por empresas para aumentar suas vendas e se consolidarem no mercado. Ela é feita por meio de uma parceria com uma marca que tem o mesmo público-alvo, mostrando que, clichês como “a união faz a força” dão muito resultado.

No artigo de hoje, vamos mostrar porque você deve incluir essa estratégia no planejamento de marketing e mais 4 dicas para colocá-la em prática. Confira!

O que é co-marketing?

O co-marketing é uma estratégia de Marketing de Conteúdo em que 2 empresas, que possuem o mesmo público-alvo, se juntam para criar um conteúdo ou produto para aumentar as suas vendas. Parcerias como essas estão sendo muito utilizadas atualmente, por meio da criação de posts de blog, e-books, vídeos, webnars e eventos, entre outras possibilidades.

Podemos citar, por exemplo, uma união entre uma academia de ginástica e um nutrólogo para a criação de um e-book sobre como criar hábitos para uma vida mais saudável. A promoção desse conteúdo será responsabilidade de ambos, que vão compartilhar o contato das pessoas interessadas no final da ação.

Quais são as vantagens?

O co-marketing gera um impacto muito maior na divulgação das empresas que estão participando porque o conteúdo será divulgado por ambas e, além disso, permite que elas alcancem um público novo, que passa a conhecer a sua marca. O fato da sua organização estar se associando à outra também aumenta a sua autoridade no mercado.

Se você tiver um orçamento apertado, usar o co-marketing é uma ótima opção, pois todos os custos do projeto são divididos entre as empresas participantes.

Como usá-lo de forma eficiente?

Existem vários casos de ações de co-marketing bem sucedidas. Para que a sua também seja um sucesso, temos 4 dicas! Confira:

1. Determine um objetivo

Antes de qualquer ação, saiba onde quer chegar. Esse conselho pode parecer clichê, mas é válido relembrar no momento de definir uma estratégia de marketing. Pense no que a empresa quer atingir com essa ação, como: alcançar novos clientes, melhorar a reputação ou oferecer uma recompensa para os clientes mais leais, entre outros. No momento de escolha da empresa para participar do projeto, tenha certeza que os objetivos estão alinhados.  

2. Conheça seu público-alvo

O cliente sempre deve ser o foco de todas as suas estratégias, no caso de uma ação de co-marketing, não seria diferente. Saiba quem é o seu público-alvo e quais são os seus interesses, como ele interage com a sua empresa, entre outros detalhes. Com essas informações, a busca por uma empresa para realizar a ação e qual será a melhor maneira de realizá-la fica mais fácil.

3. Escolha o parceiro ideal

Para essa etapa, busque marcas que complementem a sua e tenha o mesmo público-alvo que você deseja atingir. Coloque o seu cliente em primeiro lugar e pense em algo que ele precisa, mas a sua empresa não fornece.

No momento de entrar em contato com o parceiro em potencial, fale das vantagens que a estratégia de co-marketing vai gerar para as 2 empresas e compartilhe algumas ideias sobre o que você gostaria de promover em conjunto.

4. Defina qual assunto será abordado

Agora que a parceira está definida, chegou a hora de vocês pensarem juntos sobre o assunto do material que será criado. Pensem em algo que o público-alvo ache interessante, enxergue valor e esteja de acordo com a imagem das 2 empresas. Para ajudar, responda essas 3 perguntas:

  • Quais são os maiores problemas da minha persona?

  • Qual será o foco desse post/e-book/vídeo/campanha?

  • Esse assunto gera valor para a persona?

Baseado nas respostas, definir o assunto vai ser mais fácil. Além disso, não deixe de definir metas e KPIs para mensurar os objetivos no final do projeto.

O co-marketing é uma estratégia que está crescendo dentro do marketing digital. Com ela é possível obter resultados rápidos e com menor custo, sendo muito vantajoso, especialmente para empresas menores e que possuem orçamento limitado. Mas não esqueça que, para que as 2 empresas tenham resultados positivos, é necessário que ambas se comprometam, pois são parceiras e não concorrentes.

Você já usou a estratégia de co-marketing? Conta aqui nos comentários!