Existe um velho ditado popular que diz para “não julgar um livro pela capa”, mas será que essa premissa é realmente verdadeira? Será que não somos condicionados, no dia a dia, a escolher livros pela qualidade gráfica da capa? Ao aplicarmos esse pensamento no campo do design de embalagens, o questionamento não é diferente.

É fato que os produtos têm que ter qualidade acima de tudo, mas uma embalagem bonita, prática e funcional também é muito relevante e também um fator decisivo no momento da compra, pois de acordo com outro ditado, “a primeira impressão é a que fica”.

Pensando nisso, elencamos uma série de tópicos para que você entenda como o design de embalagens influencia na compra de um produto e a importância do desenvolvimento dessas embalagens como estratégia de marketing e de branding. Boa leitura!

Psicologia das cores

Estudos da Psicologia apontam que o nosso cérebro reage de diferentes formas quando exposto a determinados tipos de cores, de modo que as marcas podem tirar proveito dessa tendência cognitiva para vender mais prod

Existe um velho ditado popular que diz para “não julgar um livro pela capa”, mas será que essa premissa é realmente verdadeira? Será que não somos condicionados, no dia a dia, a escolher livros pela qualidade gráfica da capa? Ao aplicarmos esse pensamento no campo do design de embalagens, o questionamento não é diferente.

É fato que os produtos têm que ter qualidade acima de tudo, mas uma embalagem bonita, prática e funcional também é muito relevante e também um fator decisivo no momento da compra, pois de acordo com outro ditado, “a primeira impressão é a que fica”.

Pensando nisso, elencamos uma série de tópicos para que você entenda como o design de embalagens influencia na compra de um produto e a importância do desenvolvimento dessas embalagens como estratégia de marketing e de branding. Boa leitura!

Psicologia das cores

Estudos da Psicologia apontam que o nosso cérebro reage de diferentes formas quando exposto a determinados tipos de cores, de modo que as marcas podem tirar proveito dessa tendência cognitiva para vender mais produtos — por meio de sua identidade visual.

Cores como o vermelho e o amarelo, por exemplo, fazem com que a nossa mente desperte a sensação de fome, enquanto tons de azul e verde-claro permitem associações à limpeza e à pureza.

É por esse motivo que muitas marcas de biscoitos, massas, redes de fast-food, entre outros alimentos, utilizam o vermelho e o amarelo em suas embalagens; enquanto produtos de limpeza, como sabão em pó, alvejantes, limpadores, entre outros, têm cores como o azul e o verde.

Funcionalidade

Não basta que uma embalagem seja bonita, é preciso que ela tenha funcionalidade, que possa ser manipulada facilmente e que os usuários do produto possam utilizá-lo com praticidade e frequência.

As caixas de leite da marca Santa Clara, por exemplo, eram muito criticadas pelo fato dos usuários terem que usar uma faca ou tesoura para cortar uma das pontas da embalagem para utilizar o produto.

Para solucionar esse problema, a empresa mudou o layout de suas caixas de leite, inserindo um lacre na parte de cima do produto, que pode ser facilmente aberto e fechado quantas vezes forem necessárias — sem que haja a necessidade de fazer cortes ou deixar o produto aberto na geladeira.

Ainda falando em funcionalidade, outro ponto interessante é disponibilizar embalagens que possam ser reutilizadas, trabalhando o branding da empresa, que pode ser vista como uma marca que se preocupa com o meio ambiente.

Informações essenciais

Muitas marcas pecam pelo excesso de informação em suas embalagens, trazendo uma exagerada combinação de cores e imagens que apenas criam uma poluição visual desagradável para o comprador.

A ideia é que as embalagens apresentem apenas informações essenciais, como o logotipo da marca ou do produto, um desenho criativo, etc. Além disso, na parte escrita, podem haver informações sobre a composição do produto, telefone do SAC, entre outros itens, de acordo com cada segmento.

Trabalhar o design de embalagens é muito importante para que a sua marca seja bem vista no mercado, trazendo sempre boas vendas para o seu negócio.

Gostou dessas informações? O artigo ajudou você a ter uma noção melhor a respeito do assunto? Então assine a nossa newsletter! Você receberá mais conteúdos interessantes como este diretamente em seu e-mail.

utos — por meio de sua identidade visual.

Cores como o vermelho e o amarelo, por exemplo, fazem com que a nossa mente desperte a sensação de fome, enquanto tons de azul e verde claro permitem associações à limpeza e à pureza.

É por esse motivo que muitas marcas de biscoitos, massas, redes de fast-food, entre outros alimentos, utilizam o vermelho e o amarelo em suas embalagens; enquanto produtos de limpeza, como sabão em pó, alvejantes, limpadores, entre outros, têm cores como o azul e o verde.

Funcionalidade

Não basta que uma embalagem seja bonita, é preciso que ela tenha funcionalidade, que possa ser manipulada facilmente e que os usuários do produto possam utilizá-lo com praticidade e frequência.

As caixas de leite da marca Santa Clara, por exemplo, eram muito criticadas pelo fato dos usuários terem que usar uma faca ou tesoura para cortar uma das pontas da embalagem para utilizar o produto.

Para solucionar esse problema, a empresa mudou o layout de suas caixas de leite, inserindo um lacre na parte de cima do produto, que pode ser facilmente aberto e fechado quantas vezes forem necessárias — sem que haja a necessidade de fazer cortes ou deixar o produto aberto na geladeira.

Ainda falando em funcionalidade, outro ponto interessante é disponibilizar embalagens que possam ser reutilizadas, trabalhando o branding da empresa, que pode ser vista como uma marca que se preocupa com o meio ambiente.

Informações essenciais

Muitas marcas pecam pelo excesso de informação em suas embalagens, trazendo uma exagerada combinação de cores e imagens que apenas criam uma poluição visual desagradável para o comprador.

A ideia é que as embalagens apresentem apenas informações essenciais, como o logotipo da marca ou do produto, um desenho criativo, etc. Além disso, na parte escrita, podem haver informações sobre a composição do produto, telefone do SAC, entre outros itens, de acordo com cada segmento.

Trabalhar o design de embalagens é muito importante para que a sua marca seja bem vista no mercado, trazendo sempre boas vendas para o seu negócio.

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