O acesso à internet através de dispositivos móveis e celulares tem aumentado cada vez mais. E com essa nova demanda do público surgiu a necessidade de criar ou adaptar sites e plataformas para que elas se tornem mais acessíveis. Um site para dispositivos móveis, ou seja, um site que se encontra favorável ao acesso por meio desses eletrônicos, é chamado de site responsivo.

Aplicações responsivas são aquelas que adaptam tanto o design quanto a disposição de seus elementos, assim como se ajusta a qualquer nova dimensão de tela. Isso é importante em razão de dois motivos cruciais que influenciam na visibilidade da sua empresa na internet: o alto volume de acessos a partir desses dispositivos e a restrição imposta pelo Google, excluindo das páginas de pesquisa endereços que não são considerados adequados a este novo padrão.

Ter seu site visualizado de forma fragmentada, com imagens faltando, carregamento de tela demorado ou mesmo excluídos das páginas do Google pode ser muito desagradável ao seu cliente, prejudicando a visibilidade e a credibilidade da sua empresa.

Quer saber como ter um bom site para dispositivos móveis? Continue a leitura deste texto!

1. Adapte o design do site para dispositivos móveis

Um site responsivo e eficiente precisa garantir a seus usuários uma experiência de navegação agradável. Para que isso ocorra é necessário apresentar seu conteúdo de forma clara, objetiva e seguir alguns preceitos básicos de comunicação visual.

Um desses conceitos é a utilização de apenas uma coluna, inviabilizando que o usuário utilize a barra de rolagem em sentido horizontal. Dessa forma a experiência de seu cliente pode ser otimizada se ele está acessando seu site por meio de um dispositivo celular, por exemplo.

Para colocar essa dica em prática é importante definir pontos principais que precisam ser divulgados. Posteriormente, você deve criar uma versão baseada neste padrão.

Tenha sempre em mente que como celulares, tablets e iPads possuem uma tela menor que os nossos computadores, o tamanho das fontes e imagens também deverão estar de acordo e alinhados a nova regra.

2. Revise o fluxo de navegação

Fique atento ao fluxo de navegação e o modo como seu usuário se movimenta dentro do site da sua empresa. Principalmente se você tem uma loja virtual. Bons fluxos enfatizam, de forma objetiva, onde o usuário se encontra e qual o próximo passo para chegar ao seu objetivo final.

Design em coluna única, menus curtos e mapa do site são ótimas idéias de como oferecer uma boa experiência de navegação para o seu cliente. Uma dica é a utilização de botões CTA (call to action) – ou seja, botões que indicam e instigam o usuário a completar uma ação como “faça o download”; “saiba mais” e “entre em contato agora”. Eles podem beneficiar a experiência dos usuários fazendo com que eles passem a interagir mais com seu site e, ainda, representam possibilidades para ações de marketing digital.

Lembre-se! Sites para dispositivos móveis que não oferecem uma boa experiência ao usuário geram grande desistência por parte do público, que passa a buscar formas de navegação menos frustrantes. Por isso, preste atenção ao modo que seu site está sendo apresentado.

3. Monitore o site e avalie o comportamento do usuário

Quer saber se as alterações de design e no fluxo de navegação do usuário surtiram efeito? Então chegou a hora de monitorar o seu site e analisar o comportamento do consumidor.

Através de ferramentas como o Analytics, é possível ter visibilidade de qual o percentual de acessos via dispositivos móveis, quais as páginas que estão sendo mais acessadas, qual a média de tempo em que o usuário permanece em cada uma delas e a taxa de rejeição do site.

A partir dessas informações é possível mapear a eficácia das decisões e planejar novas ações com informações filtradas e reais, aumentando consideravelmente as chances de obter resultados positivos.

Se quiser saber se o seu site está adaptado para dispositivos móveis, é possível fazer o testes por meio de uma ferramenta do Google.

Gostou desse post? Você já tem ou está pensando em criar um site para dispositivos móveis? Conte para nós nos comentários!