O advento da internet trouxe mais do que uma opção complementar aos negócios: a comunicação online literalmente revolucionou o mundo. E, no marketing, essas mudanças são bastante explícitas.

Criar campanhas publicitárias se tornou praticamente uma mistura de arte com ciência. Ao contrário do que muitos imaginam, o marketing tradicional não morreu e não foi substituído pelo marketing digital. Na realidade, os melhores profissionais da área se tornaram especialistas em desenvolver estratégias que unem as duas modalidades, offline e online.

Para ilustrar como essa junção é benéfica, veja a seguir 4 campanhas publicitárias que foram verdadeiros cases de sucesso na união do marketing tradicional com o online.

1. Renault

A empresa automobilística francesa Renault lançou uma campanha bem criativa para divulgar a nova versão do modelo Clio (The Clio Like Challenge). Uma balança tinha o carro de um lado e uma enorme caixa de likes do outro. À medida que os fãs da empresa iam curtindo a página no Facebook, a caixa de likes ia ganhando peso até que fosse o bastante para levantar o carro. O resultado gerado foi de 16 mil novas curtidas na página.

2. Açaí da Terra

Quem não gosta de uma tigela de açaí gelada no calorão? E no frio? Aí não dá! E foi por causa desse problema que a empresa mineira Açaí da Terra investiu numa campanha a fim de diminuir a queda de vendas durante o inverno.

Se um produto gelado como o açaí, carro-chefe da empresa, não fosse tão convidativo no frio, era preciso mostrar para a clientela que havia outros produtos para consumo, criando um cardápio diferenciado para a época.

A empresa fez uso de mídia tradicional (TV, outdoor e materiais de PDV) unida a uma ação no Facebook. A campanha deu tão certo que, durante sua realização, a empresa triplicou as vendas do produto no PDV.

3. Feijão Tropeiro Seleção

A campanha de lançamento do novo Feijão Tropeiro Seleção, da Cooperativa Castrolanda, teve no seu desenvolvimento uma mescla de mídias tradicionais operando em conjunto com mídias online.

Os focos da marca estavam na sua qualidade premium (grãos selecionados) e sua rastreabilidade (o consumidor consegue saber todos os processos pelos quais o produto passou desde a origem até o ponto de venda).

Para atingir seu objetivo, foram criados materiais tradicionais como filmes, impressos, materiais de PDV e ações de degustação, aliados a um trabalho digital que incluiu um site e outras divulgações online. A criação do material também influenciou bastante nos resultados.

4. Unimed Cascavel

A cooperativa médica Unimed, unidade de Cascavel, no Paraná, queria uma campanha que mostrasse o quanto é necessário as pessoas adquirirem um plano de saúde, em vez de contarem com a “sorte” no atendimento público ou de pensarem que não precisarão dele.

O mote da campanha foi “Tem que ter”, apresentando um discurso abrangente sobre o fato de que ter um plano e não precisar dele é muito melhor do que não o ter e acabar precisando. Foram criados vídeos institucionais, outdoors, folders e diversos projetos de divulgação online pelas mídias sociais.

E você, sabe de outras campanhas publicitárias que tiveram sucesso em unir o online e o offline numa estratégia perfeita? Já pensou em utilizar essas possibilidades na estratégia da sua empresa?

Aproveite para divulgar este post nas suas redes sociais e ajudar seus contatos a terem ideias criativas na hora de criar suas campanhas publicitárias!