As estratégias de marketing que geram resultados positivos devem ser avaliadas e — caso se mostrem compatíveis — adotadas por sua empresa. Nesse sentido, os eventos corporativos podem contribuir (e muito!) com o desempenho de um negócio.

Participando de palestras, cursos, stands em feiras, exposições, vivências, seminários ou workshops que estejam relacionados ao seu setor, você conseguirá levar uma contribuição do mercado para a companhia.

Neste artigo, vamos entender por que uma marca precisa bater cartão no máximo de eventos de sua área e de setores similares. Continue a leitura e confira!

Por que sua empresa deve estar presente em eventos corporativos?

Mesmo gerando um custo adicional para o setor financeiro e até consumindo um tempo de que, muitas vezes, você não dispõe, ter sua marca representada em eventos estratégicos pode auxiliar nas ações de branding e gestão pessoal. Veja, a seguir, os motivos pelos quais se deve investir nessa tática.

Para ser lembrada e reconhecida

Dentre as inúmeras opções que o mercado oferece, ter uma marca lembrada pelo consumidor e facilmente reconhecida, seja por sua identidade visual, pela qualidade dos produtos e serviços ou pela presença assídua em locais estratégicos, é um grande diferencial.

Estar presente nesses eventos onde circulam muitas pessoas envolvidas com seu nicho pode proporcionar ao negócio um destaque muito grande. Trata-se daquela história de que “quem não é visto não é lembrado”.

Para manter a equipe motivada

Além de melhorar o reconhecimento da companhia pelo público externo, participar de eventos corporativos mostra para sua equipe a preocupação que se tem de sempre estar ativo no mercado e crescendo cada vez mais. Sabemos que motivar o time é uma necessidade constante, não é mesmo?

Quais os benefícios de participar de eventos corporativos?

Quando você está inserido em locais com constantes trocas de informações e grande circulação de pessoas de sua área de atuação, é possível obter benefícios valiosos. Abordaremos alguns deles a seguir.

Networking

Estabelecer contatos com pessoas do seu ramo nunca será demais. Portanto, aproveite essas ocasiões para conhecer profissionais, trocar experiências, conseguir contatos que possam ser utilizados futuramente e, até mesmo, se aproximar de sua concorrência.

Oportunidades de novos negócios

Eventos corporativos abrem uma gama de oportunidades de atração de clientes e novos negócios. Os frequentadores de tais ambientes estão lá exatamente porque querem contratar um serviço ou efetuar uma compra.

Portanto, seus clientes estão propensos a fechar negócio. Basta que você realize um trabalho positivo para que sua marca seja escolhida.

Destacar-se da concorrência

Se você frequenta eventos de seu mercado, mas o concorrente não, sua empresa já está muito à frente dele. Isso porque o potencial cliente provavelmente fechará um negócio com quem está ali presente, facilitando esse contato.

Agora que você sabe a importância de estar presente em eventos corporativos do seu ramo, não deixe de se manter atualizado em relação ao calendário e à programação de cada um. Faça a inscrição naqueles que você acredita serem estratégicos e certeiros para seu negócio.

Lembre-se também de pesquisar em quais deles seus concorrentes marcarão presença.  Assim, sua marca não ficará para trás ou deixará de conquistar clientes.

Ficou com alguma dúvida quanto à participação em eventos corporativos? Deixe seu comentário e converse conosco sobre essa possibilidade de marketing!