Muita gente acredita que marketing e propaganda são sinônimos. Não apenas numa questão gramatical, mas também num sentido profissional: são empresários que querem fazer um comercial na TV e acreditam que isso é o suficiente para aumentar as vendas.
Quando esse desejo é atendido e o número de produtos vendidos permanece o mesmo, esses empresários acreditam que “marketing não funciona” em vez de entender que utilizaram a ferramenta da maneira errada.
Para evitar esse tipo de erro na sua empresa e aprender a usar o marketing e a propaganda da maneira correta, aumentando suas vendas e faturamento no processo, é preciso entender o que cada um desses conceitos é e como eles se diferenciam. Continue a leitura deste artigo para aprender sobre isso e muito mais!
O que é marketing?
A palavra marketing, de origem inglesa, vem de outro termo em inglês: market, que significa “mercado”. Com esse radical, podemos começar a entender melhor o que seu conceito significa.
Explicando de forma simples, o marketing é todo o planejamento e execução das ações da empresa para atender às demandas dos consumidores e se posicionar no mercado.
Aqui, utilizaremos o conceito dos “quatro Ps do marketing”, popularizado por Philip Kotler — um dos principais nomes da área. Segundo ele, existem quatro grandes pilares que sustentam o marketing:
- produto: se trata da peça central da sua estratégia, ou seja, o objeto que será produzido pela sua empresa e vendido. Deve ser pensado de forma a atender às demandas do público e se diferenciar no mercado;
- preço: é o valor de venda do produto, que deve ser definido com base no seu custo de produção, expectativa da demanda do mercado e nível de competição existente no momento;
- praça: corresponde à rede de distribuição estabelecida pela empresa para tornar seu produto acessível aos consumidores, ou seja, os pontos de venda físicos e virtuais;
- promoção: por fim, trata-se de propagandas e outras ações publicitárias para tornar o produto conhecido e desejável pelo público.
O que é propaganda?
Já a propaganda, como deu para notar quando falamos dos “quatro pilares”, é apenas uma parcela de toda a estratégia de marketing de uma empresa, correspondendo ao elemento de “promoção”.
Trata-se da ação que visa levar o produto e a marca da empresa ao conhecimento do público consumidor. Esse procedimento pode assumir diversas formas, como:
- comercial publicitário na televisão ou rádio;
- testes gratuitos do produto;
- design da embalagem dos produtos;
- posts em blogs ou sites especializados;
- posts em redes sociais;
- vídeos no YouTube ou em redes sociais;
- promoções ou sorteios culturais.
Como usar marketing e propaganda juntos?
Você já deve ter percebido, mas marketing e propaganda andam de mãos dadas e devem ser explorados juntos por uma empresa que deseja ter sucesso e aumentar seu faturamento.
O ideal é estabelecer uma estratégia completa, criando uma execução coerente entre os “quatro Ps do marketing” e dando o devido valor para a propaganda e para a comunicação com o público.
Se você achou que dá muito trabalho elaborar uma estratégia completa de marketing e propaganda, confira nosso artigo com os 5 benefícios de contratar uma agência profissional para cuidar disso!