Você provavelmente já esteve num lugar em que todos ao redor estavam vidrados em seus smartphones. Independentemente da idade, do sexo, da profissão ou de qualquer outra característica, esse tipo de atitude faz parte da rotina da maioria das pessoas. Então, o que está esperando para desenvolver a cultura digital na empresa pela qual você é responsável?

Implementar essa cultura em uma organização vai muito além de criar e alimentar uma página no Facebook ou ter endereços de e-mails personalizados com o nome dos colaboradores. Consiste na utilização estratégica das tecnologias disponíveis para aperfeiçoar desempenho, melhorar resultados, aumentar alcance e visibilidade das empresas.

Quer saber mais sobre o assunto? Basta continuar acompanhando o artigo. Boa leitura!

Quais empresas devem investir em cultura digital?

A resposta para essa pergunta é bem simples: todas que desejam resultados satisfatórios, que querem estar atualizadas em relação ao seu público e ao seu mercado, bem como aquelas que estão dispostas a estimular o desenvolvimento de sua equipe. Você se identificou? Ótimo!

Se a empresa é nova e está em processo de formação, a implementação do digital já está incutida nas necessidades iniciais — e se não está, reveja esse processo antes de colocá-lo em prática. Para as empresas com mais tempo de atuação e que já possuem certa autoridade em seu meio, a efetivação vem como um investimento, assim como todos os outros que foram realizados para que ela chegasse aonde chegou. 

Quais as vantagens desse investimento?

A utilização estratégica da tecnologia na cultura digital pode trazer uma série de benefícios:

  • auxiliar na conquista de novos clientes e na manutenção dos atuais;
  • acelerar processos da sua empresa com automações;
  • estimular seus colaboradores e torná-los mais produtivos;
  • mensurar de forma fácil e detalhada os números que sua empresa vem obtendo;
  • facilitar e agilizar a comunicação com o seu cliente;
  • ampliar a publicidade e torná-la mais barata.

Se mesmo depois de ler isso você ainda não se convenceu de que precisa entrar nessa onda, faça uma pesquisa dos seus concorrentes nos buscadores da internet. Se eles já inseriram a cultura digital na empresa, seu negócio está atrasado. Caso não, essa é uma excelente oportunidade de sair na frente!

Como implementar uma cultura digital na empresa?

Realizar mudanças em uma empresa não é algo que acontece da noite para o dia, pois isso leva tempo e exige paciência. Para começar, nossa dica é que você dê exemplo para os demais. Mostre como a utilização de ferramentas tecnológicas pode otimizar a rotina de trabalho, economizando tempo e automatizando o que antes era feito manualmente.

Uma ideia interessante é promover treinamentos ou pequenas conversas com os colaboradores. Não deixe ninguém de fora desses momentos, certo? Inclua tanto aqueles que já possuem facilidade nos meios digitais quanto os que não têm essa familiaridade.  

Além do trabalho interno, também deve ser externada essa nova postura da empresa. Para isso, nada melhor do que marcar presença no ambiente online com a criação de site, blog e perfis oficiais em redes sociais. Se você não tiver tempo hábil para colocar esse plano em prática, contrate uma agência de marketing para cuidar de toda a sua estratégia.

Não precisa radicalizar e mudar o comportamento da sua empresa de uma hora para outra, mas assuma a postura de quem acompanha as tecnologias e as utiliza de forma produtiva e rentável. Se não der para implementar a cultura digital na empresa de uma vez, faça aos poucos, mas faça!

Se você gostou deste post e quer continuar recebendo conteúdos relevantes para a sua empresa, assine nossa newsletter.