Responsável por melhorar os resultados da sua empresa, o marketing é peça-chave para otimizar a relação com os clientes e atrair o público ideal. Com a transição para o digital, ações online têm sido implementadas independentemente do tipo de negócio. Mas, nem sempre é desenvolvido o plano de marketing digital, você sabe para que ele serve?

Esse planejamento estratégico é uma ferramenta para potencializar o desempenho da sua empresa em anúncios online, e-mail marketing, redes sociais, dentre outras demandas digitais. Dessa forma você garante um crescimento estruturado, com melhores retornos sobre o investimento realizado.

Descubra o que é o planejamento do marketing digital, o que ele precisa ter e quais vantagens para a sua empresa!

O que é um plano de marketing digital?

Semelhante ao planejamento de marketing tradicional, esse projeto é um documento para estabelecer a atuação da empresa para atingir o propósito. As principais diferenças estão nas métricas, pois no marketing digital praticamente tudo pode ser medido na concorrência indireta, que acontece na geração de visitas para sites de produtos que não competem entre si, mas disputam a mesma palavra-chave.

Quais elementos esse tipo de planejamento precisa conter?

Para montar seu plano de marketing digital você precisa definir o objetivo que pretende alcançar, quem é a sua persona ou público-alvo, e fazer uma pesquisa da concorrência para encontrar os potenciais pontos de alerta. Outro elemento fundamental é o levantamento de quais canais de comunicação serão usados.

Descubra quais recursos você precisará (aqui entram os valores destinados à estrutura, equipe interna, contratação de especialistas e verba para anúncios pagos) e estabeleça o orçamento necessário. Defina quais KPIs (indicadores-chave de performance) você usará como métrica e com que frequência analisará os resultados.

Como um diferencial no marketing digital é atrair seu público de maneira segmentada, escolha quais formatos de conteúdo você usará para alimentar o topo do seu funil de vendas.

Quais benefícios são percebidos com o plano de marketing digital?

Redefinir as metas

Em um cenário de rápidas mudanças, nada melhor que poder se atualizar a tempo. Com as pesquisas de mercado e a própria documentação da estratégia é possível enxergar novas prioridades e trabalhar para alcançá-las. É importante que todos da equipe estejam cientes do novo norte, informando também o setor de vendas, caso atuem de maneira integrada com o vendarketing.

Entender melhor o público

A marca precisa se relacionar com a audiência, gerando empatia e identificação. Tentar falar para todos ao mesmo tempo desperdiça energia e, às vezes, não alcança ninguém. Desenvolvendo o plano de marketing digital você entenderá quem é a sua persona, descobrindo seus problemas, desejos e objeções de compra.

Otimizar as ações

Com a estratégia montada, você tem clareza sobre o que é realmente importante. Se você está fazendo branding, por exemplo, incentivar a interação do público e outras formas de engajamento, como o uso de hashtags da empresa em redes sociais, é extremamente relevante. Já em um plano para conseguir novos leads talvez esse não seja o foco.

Melhorar os resultados

Diariamente você vê o desempenho dos seus anúncios pagos. De repente você percebe que sua campanha no Google Adwords está com uma excelente conversão, bem ao contrário das propagandas no Facebook Ads. Rapidamente você pausa os anúncios do Facebook e aumenta o investimento do Adwords. O plano traz segurança para tomadas de decisão que melhoram o retorno sobre investimento.

Ter campanhas digitais mais efetivas

Ações coordenadas em um plano de marketing digital garantem o sucesso do seu trabalho. Afinal, dessa forma você entende o que quer alcançar e para quem está falando. As informações levantadas nas pesquisas de mercado apontam o melhor posicionamento e inspiram diferenciais para oferecer aos seus clientes.

Viu como o plano de marketing digital eleva suas ações online para um próximo nível? Com esse documento você determina o que é necessário para alcançar os resultados pretendidos e qual a melhor forma de se conectar com a sua audiência. Crie suas estratégias, monitorando o desempenho das ações.

Gostou deste artigo? Aproveite a oportunidade e assine a nossa newsletter para turbinar sua empresa com ideias e dicas sobre o melhor de comunicação e marketing!