A internet trouxe muitas possibilidades, tanto de negócios digitais quanto de soluções de marketing e vendas para empresas físicas. Entretanto, o PDV, ou ponto de vendas, continua sendo forte influenciador para a decisão de compra. Os elementos visuais impactam positivamente o público nesse local e o design pode se tornar uma estratégia para aumentar as vendas no PDV.

Neste artigo, explicaremos a importância de trabalhar a identidade visual do seu ponto de vendas como uma estratégia para melhorar a experiência do consumidor. Veja quais processos fazem parte desse recurso, quais elementos trabalhar e os principais objetivos dessa técnica!

Quais são os processos de design para o PDV?

Antes de criar uma identidade visual para atrair consumidores potenciais, você precisa ter em mente quem é a persona (público-alvo) da empresa. Isso porque não adianta definir uma estrutura de cores e outros estímulos visuais sem direcionar essa criação de acordo com as preferências dos seus prospects e clientes.

Alinhando sua arte, decoração e até mesmo iluminação com as sensações que pretende despertar, você conseguirá resultados expressivos. Enquanto uma lanchonete pode compor um ambiente mais agitado, que estimule a fome e crie um fluxo mais rápido na rotatividade dos clientes, um supermercado possivelmente trabalhará para reter o público entre as prateleiras, tentando aumentar o ticket médio.

Quais elementos do design contribuem para as vendas no PDV?

Pense em uma loja e tente se lembrar de quantos elementos visuais são usados para atrair mais clientes, otimizar sua experiência com a marca e, claro, alavancar as vendas. No design, a regra de que menos vale mais é muito importante. Portanto, desenvolva um conjunto visual baseado em um conceito. Nada de criar peças apenas por criar.

Os principais elementos que podem ser trabalhados são:

  • fachada da loja: o cartão de entrada deve ser convidativo e, ao mesmo tempo, manter um design limpo e com um trabalho consistente na hierarquia das informações que você pretende apresentar;

  • instalações: de um assento confortável ao uso das prateleiras nos mercados, as instalações são todos os móveis que compõem o ambiente. Eles precisam ajudar o cliente a se localizar na loja e a encontrar os produtos que procura;

  • materiais gráficos: gôndolas, banners, displays e totens são algumas das possibilidades que você pode usar para gerar visibilidade para determinados produtos ou divulgar promoções;

  • iluminação: é fundamental para gerar sensações no público e evidenciar pontos de destaque;

  • sinalização digital: o uso de TVs para divulgar vídeos, dentre outras programações relevantes para o lead, além de integrar o ambiente físico com o digital (uso de redes sociais, por exemplo), impacta positivamente na experiência do cliente.

Como os objetivos do design no PDV ajudam nas vendas?

Primeiramente, o objetivo do design deve ser contribuir, de maneira coerente, com a comunicação e as estratégias de marketing e vendas que sua empresa pretende implementar. Se a ideia é trabalhar o branding, por exemplo, o design será bem diferente de um PDV adaptado a datas comemorativas, como uma black friday.

Dentre as principais vantagens, podemos destacar:

  • o realce de determinados produtos;

  • a visibilidade e fortalecimento da marca;

  • a entrega de experiências únicas, como a adaptação do ambiente em períodos sazonais;

  • a integração da estrutura física com o ambiente digital por meio da identidade visual;

  • a divulgação de ofertas e promoções;

  • a difusão de valores e identificação do cliente com a marca;

  • a sensação de urgência, dentre outros gatilhos mentais, para estimular as vendas.

Viu como é possível usar o design para impulsionar suas vendas no PDV? Essa é uma ação offline super atualizada e que vale a pena investir. Para otimizar sua estratégia, procure soluções simples e criativas para integrar suas campanhas de marketing digital com a apresentação do espaço físico. Dessa forma, poderá gerar identificação da marca e garantir experiências ricas para o público.

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