Seja qual for o segmento de atuação ou porte de sua empresa, se você lida com o comércio, certamente precisa estar sempre em busca de meios e recursos para atrair clientes, não é verdade?

Com efeito, a chegada de novos consumidores ao seu estabelecimento e o retorno de clientes antigos faz com que o negócio mantenha um giro financeiro satisfatório, alcançando ótimos resultados e garantindo um bom índice de crescimento.

Entretanto, muitos empreendedores se deparam com dificuldades quando o assunto é atrair clientes para o negócio. Por isso, separamos algumas dicas úteis para prospectar e até mesmo fidelizar consumidores para sua marca. Continue a leitura para conferir!

Crie promoções para fortalecer a marca

Promoções sempre foram uma das estratégias de atração mais poderosas do setor varejista. Afinal, qual é o consumidor que não adora fazer um bom negócio, não é mesmo? Basta elaborar uma promoção bem estruturada e criativa para que os números de vendas comecem a subir rapidamente.

Aproveite que as promoções são ótimas para atrair clientes e fortaleça sua marca, promovendo “produtos âncora” (que são vendidos por valores mais baixos para atrair os clientes potenciais).

Com descontos especiais e promoções criativas, além de atrair clientes novos, você também fidelizará aqueles que já compraram anteriormente. Entretanto, é preciso lembrar que essa estratégia deve ser aplicada com muito planejamento, para que a lucratividade não seja afetada e acabe resultando em prejuízos para a empresa.

Realize eventos em sua loja

Uma ótima forma de garantir a presença de novos consumidores em seu estabelecimento comercial é realizando eventos especiais. Faça um evento em sua loja para atrair clientes potenciais e para fidelizar os antigos.

Aproveite para expor suas mercadorias, se aproximar de novos compradores, além de possibilitar um ótimo networking, firmando parcerias com fornecedores e até mesmo com outras empresas. Assim, um evento pode fazer com que a sua marca se destaque em toda a região, além de agregar valor aos seus produtos.

Vale lembrar que a ideia central de um evento é atrair o maior número de visitantes, correto? Por isso, não divulgue apenas com uma placa na porta da loja, mas procure anunciar em feiras, redes sociais e até mesmo por meio do e-mail marketing. ​

Faça parcerias com outras empresas

Nem só de competitividade vive o varejo e você precisa considerar que outras empresas podem ser suas aliadas. Firmar parcerias com lojas que atuam no mesmo mercado que você é uma boa forma de ampliar a sua rede de consumidores e possibilitar o fechamento de ótimos negócios.

Empresas locais são muito beneficiadas por indicações, o famoso boca-a-boca. Ou seja, ao firmar uma parceria com outra empresa, sua loja será recomendada por um profissional do setor e isso aumentará significativamente os seus resultados.

Uma ideia interessante para fazer com que suas parcerias funcionem é, por exemplo, disponibilizar amostras grátis de suas mercadorias para que seus parceiros possam atestar a qualidade.

Além disso, você pode realizar sorteios entre as duas lojas, ofertando descontos, promoções ou produtos gratuitos aos clientes. Quem sabe, você pode até mesmo realizar um evento em conjunto com seus parceiros empresariais?

Aposte no poder das redes sociais

Não é coincidência que o número de empresas que investem em estratégias de atração — que envolvem o relacionamento com seus clientes nas redes sociais — tenha aumentado tanto nos últimos anos. As redes sociais fazem parte quase que integralmente da vida do consumidor moderno. Por isso, aposte no poder que as novas mídias têm a oferecer e:

  • divulgue seus produtos ou serviços;
  • crie uma rotina de postagens semanais com conteúdo relevante para o seu público;
  • organize e divulgue eventos;
  • expanda os seus canais de comunicação com o cliente;
  • aumente o engajamento com os usuários;
  • seja uma referencial para outras empresas.

Para finalizar, use as redes sociais para atrair clientes para o seu negócio e torná-lo mais competitivo, já que o poder de alcance de uma boa estratégia de marketing digital é praticamente ilimitado. Lembrando que, nesse aspecto, profissionais especializados em marketing de conteúdo podem agregar valor às suas ações de atração e fidelização de consumidores.

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