Você já ouviu falar em vendarketing? Como é notório, essa expressão é uma junção das palavras “venda” e “marketing”. O termo foi criado para fortalecer a união desses dois recursos por meio do alinhamento de objetivos, indicadores de desempenho e processos. A finalidade é otimizar o resultado das vendas.

É fato que o conflito entre ambos sempre foi uma realidade em muitas empresas. Acontece que hoje muita coisa mudou. O comportamento do consumidor é outro e novas estratégias foram desenvolvidas para atrair esse público mais exigente.

Nesse cenário, trabalhar com equipes alinhadas não é apenas uma necessidade, mas uma tática de sobrevivência para se manter no mercado.

Confira no post de hoje as melhores dicas para você aumentar o faturamento com vendarketing:

Compreenda os deveres e dificuldades de cada área

Algumas empresas costumam encaminhar leads (potenciais clientes) sem o perfil adequado para as vendas. O resultado não é dos melhores, pois o consumidor ainda não está preparado para efetuar a compra.

É dever da equipe de marketing fazer com que o usuário percorra todos os estágios para que as conversões sejam efetivas. Lembre-se de que quando você conhece o papel que cada setor exerce dentro da organização, fica mais fácil gerenciar as dificuldades.

Alinhe objetivos e metas do vendarketing

Venda e marketing são atividades distintas que têm as mesmas finalidades: conquistar clientes e gerar receitas. Quando todos trabalham em torno do mesmo objetivo, a produtividade aumenta e os resultados são mais satisfatórios.

O alinhamento das metas também é fundamental para o bom funcionamento do vendarketing. Estabeleça números e prazos viáveis para o cumprimento das ações. Dessa forma, é possível ter uma visão mais abrangente de onde se quer chegar.

Estimule a comunicação entre vendas e marketing

A boa comunicação é regra de ouro para unir os dois setores. Como a intenção é promover constantes melhorias, é preciso trocar informações e analisar resultados. O pessoal do marketing precisa saber o que aconteceu com a lead que foi entregue para o time de vendas.

Por outro lado, os vendedores devem saber a melhor forma de transmitir valor nessa abordagem. Por essas e por outras, estimule a comunicação entre as equipes, adote tecnologias que facilitem essa interação e incentive a prática de reuniões.

Conte com um SLA para formalizar os acordos

É importante determinar a responsabilidade que cada departamento tem em relação ao processo de aquisição de clientes. Para isso, o ideal é fazer um Acordo de Nível de Serviço — SLA.

O SLA é um conjunto de regras que define claramente as demandas dos setores. Isso evita que um grupo culpe o outro caso as metas não sejam atingidas como planejado. Considere o fato de reduzir as possibilidades de conflito para que as equipes interajam melhor.

Percebeu como o vendarketing exige uma comunicação eficaz entre as equipes de vendas e marketing? Se você seguir estas dicas vai perceber que, aos poucos, essa estratégia vai fazer parte da cultura da sua empresa.

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