Possuir uma equipe multiprofissional têm se tornado comum nas empresas, proporcionando novas oportunidades de carreira e gerando inovações em produtos e serviços. Com um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, ser inovador e estar atento aos desejos dos clientes é fundamental para se destacar da concorrência.

No artigo de hoje você vai saber como essa equipe pode ajudar o seu negócio a ser mais competitivo. Aproveite as dicas abaixo para colocar em prática na sua empresa!

Qual é o diferencial de uma equipe multiprofissional?

A equipe multiprofissional é composta por profissionais de diferentes áreas de atuação, com habilidades e conhecimentos específicos, que se organizam para realizar um projeto e cumprir um objetivo em comum.

Um dos seus diferenciais é não ter níveis hierárquicos dentro do time, promovendo uma relação horizontal e mais colaborativa. A liderança pode ser compartilhada ou atribuída a uma pessoa do projeto para alinhamento das atividades e garantir que as decisões tomadas estejam de acordo com o objetivo final.

Quais são os benefícios que ela pode trazer para a empresa?

Imagine uma empresa que decide lançar um novo produto no mercado. A área de marketing é a responsável por fazer a ideia sair do papel, contando com vários especialistas. Cada um possui uma função diferente, porém, todos possuem o mesmo princípio técnico.

Agora pense em uma equipe multiprofissional para esse mesmo projeto. Ela é formada por especialistas de vários setores, como por exemplo, marketing, operações, recursos humanos e financeiro. Cada profissional agregará ao time suas experiências, conhecimentos, culturas diferentes e todos terão abertura para falar seu ponto de vista.

O segundo modelo tem muito mais potencial para criar algo inovador, não é mesmo?

Uma equipe com múltiplos profissionais transforma o processo de criação em uma atividade mais dinâmica e colaborativa, sendo possível enxergar visões diferentes de um mesmo problema. Além disso, o fato de cada pessoa ter uma tarefa específica dentro do grupo aumenta a produtividade e a qualidade do projeto, pois as ações são feitas pela pessoa com maior conhecimento na área.

Como manter a equipe focada em um objetivo em comum?

Gerir equipes é sempre um grande desafio e com equipes multiprofissionais o cenário não é diferente. Por isso, busque sempre o interesse coletivo, não privilegiando ou apenas reconhecendo o esforço de algumas pessoas da equipe. Evite conflitos e desmotivações desnecessárias e reconheça a importância de cada um.

Além disso, é importante dedicar tempo para as pessoas e desenvolver o potencial dos seus funcionários individualmente por meio de feedbacks, capacitações e orientação. Por fim, não se esqueça que a comunicação é fundamental! Desse modo, invista em ferramentas de gerenciamento de projetos e, se possível, em um local em que todos da equipe estejam próximos a fim de incentivar a integração.

Uma equipe multiprofissional, por ser composta por perfis que se complementam, tornam a criação mais abrangente e produtiva por agregar diversos pontos de vista. Empresas que investem na integração, no diálogo e no potencial dos seus colaboradores têm mais chances de inovar e se destacar nesse mercado cada vez mais concorrido.

Gostou do conteúdo? A Agência Turbo está preparada para alavancar os resultados da sua empresa. Converse com um dos nossos especialistas!