Uma das primeiras avaliações que um possível cliente faz do negócio divulgado em um stand em eventos é a organização e o layout. Sua empresa precisa chamar a atenção dos visitantes, para, assim, ganhar destaque entre aqueles que realmente se interessam pelos seus produtos ou serviços.

A fim de ganhar essa visibilidade no stand e cumprir o principal propósito da exposição — atrair clientes e fechar novos negócios, é essencial fazer um planejamento. Portanto, não é simplesmente ter o melhor lugar do evento ou arrumar um robô gigante que interage com o público.

Pensando em ajudar você a fazer um stand de sucesso em todos os eventos e feiras de negócios, preparamos algumas dicas essenciais. Confira!

Coloque-se no lugar do visitante

Pense no que você gostaria de ver em um stand. Além disso, visite stands em outras feiras e anote aquilo que encontrar como ponto forte e ponto fraco. Observe os detalhes que fazem com que as pessoas parem em alguns, ao mesmo tempo que passam direto por outros.

No início, você poderá pesquisar por eventos que acontecerão perto de você. Neles, terá a oportunidade de avaliar quais dessas divulgações realmente serão benéficas para seu negócio. Aproveite e converse com a organização a fim de levantar alguns dados para fazer seu stand.

Explore a decoração do stand

Você pode variar o visual em cada evento, mas uma identidade é necessária, principalmente para que as pessoas reconheçam sua marca. A fim de fazer uma mudança equilibrada de um stand para outro, saiba cada metro quadrado que terá à disposição e defina as minúcias a partir desse dado.

Uma coisa é certa: você precisa investir em tecnologia. Ou seja, mostrar para o visitante que a empresa está antenada e conhece o que há de novo no mercado tecnológico. Busque por painéis, telas e ilumine bem o espaço. Além disso, encontre maneiras de as pessoas interagirem com o que está dentro do stand.

Invista no visual da equipe

A interação no stand em eventos pode ser medida pela equipe que está ali para mostrar como os colaboradores vestem a camisa da empresa. Por isso, evite contratar pessoas que desconhecem o negócio. É comum, para diminuir gastos, empresários buscarem pessoas não ligadas à empresa para ficar nos stands. Fuja disso!

Além do mais, a equipe não está ali para um dia normal de trabalho e sim para apresentar o que vocês têm para oferecer a quem visita o stand. Por isso, camisetas temáticas, crachás e um sorriso no rosto são um atrativo a mais.

Tenha um diferencial

Brindes sempre são úteis, mas não garantem os clientes. Isso não significa que você não deva investir em presentes, o que é bom para levar sua marca a outros lugares.

Dentro da feira, demonstre aos visitantes por que vocês são a melhor opção para eles. Se for distribuir algo, que seja realmente marcante e notável. Porém, para tornar o momento inesquecível não deixe de investir no marketing de experiência.

Busque uma boa localização

A participação em uma feira e outros eventos é uma maneira de divulgar a marca para públicos, geralmente, mais interessados no seu serviço ou produto. Dependendo do tamanho da feira, pode ser que alguns visitantes não vejam seu stand, se ele estiver longe de portas de entradas ou escondido em fundos de corredores.

Lembrando que um stand em eventos tem custos que precisam estar dentro do seu orçamento. Tudo deve ser contabilizado. Isso inclui a viagem da equipe, o aluguel do espaço, a alimentação, as diárias e todo o material utilizado.

No fim, o valor investido deve ser menor que o retorno dos novos contratos. Caso aconteça o contrário, uma nova avaliação sobre essa participação deve ser feita. Nela, levante todos os pontos positivos e negativos. Assim, você poderá corrigir os erros e melhorar cada vez mais.

O que achou das nossas dicas? Pensa em utilizá-las para fazer seu próximo stand em eventos? Conte para a gente nos comentários!