Aumentar as vendas é um objetivo comum às empresas. Porém, muitas acabam tendo dificuldade na hora de traçar uma estratégia para melhorar a produtividade das equipes de vendas e marketing. É nesse momento que você deve implementar uma técnica chamada smarketing.

O smarketing (sales + marketing) nada mais é que a junção do marketing com as vendas. Fazer esses setores trabalharem em conjunto é fundamental para que os resultados sejam mais consistentes.

Quer saber como essa técnica funciona e os motivos para investir em smarketing? Confira o artigo.

Entenda como funciona o smarketing

O smarketing pode ser adotado por empresas de qualquer porte. Seja qual for o tamanho de suas equipes, alinhar o marketing com as vendas é a melhor opção. Para conseguir isso, um deve aprender com o outro.

A equipe de marketing conhece o público-alvo da empresa e como ele chegou até ela, portanto, todas as informações devem ser passadas para as vendas.

O mesmo vale para a equipe de vendas. Os vendedores devem dar um retorno ao setor de marketing passando informações sobre os clientes. Sendo assim, as campanhas serão mais efetivas.

Quem trabalha com Inbound Marketing sabe bem como isso funciona. Basicamente, a empresa atrai a atenção do público-alvo e desperta seu interesse (marketing). Após o consumidor passar por algumas etapas de conhecimento e consideração, a empresa oferece seus serviços/produtos de acordo com o perfil (vendas).

4 motivos para investir em smarketing

1. Maior conversão

Ao entregar um lead (cliente em potencial) quente para a equipe de vendas, a conversão será maior. Dessa forma, os esforços serão bem recompensados.

Essa estratégia é muito mais eficiente do que as ligações frias, em que os vendedores fazem diversas ligações para encontrar alguém que se interesse pelo produto. Quando você utiliza o smarketing, os contatos são mais qualificados.

2. Vendedores mais focados

Com a equipe de marketing auxiliando, os vendedores poderão focar naquilo que são especialistas: vendas. Em vez de gastarem boa parte do tempo tentando atrair clientes, eles apenas precisam convencê-los a efetuar a compra.  

3. Atendimento personalizado

Outra vantagem do smarketing é possibilitar um atendimento mais pessoal. Com os dados do cliente em mãos, após entender suas necessidades, o vendedor consegue oferecer o produto ou serviço ideal para ele.

Isso traz benefícios também para o cliente, pois terá uma experiência melhor na hora da compra. Sendo assim, a chance de fidelizá-lo também aumenta.  

4. Faturamento maior

Por fim, e não menos importante, sua empresa aumentará o faturamento com o alinhamento do marketing e vendas. No final das contas, todas as estratégias da empresa têm por objetivo aumentar os lucros. Essa não é diferente. Uma equipe de marketing dando suporte à equipe de vendas (e vice-versa) garante resultados mais sólidos.

Portanto, o smarketing pode ser a solução que você procura. Quando diferentes setores trabalham em conjunto, tornam-se mais produtivos no alcance dos objetivos da empresa. O clima de rivalidade é deixado de lado e todos saem ganhando nessa história.

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