Para iniciar o processo de conquista dos clientes é fundamental priorizar a criação de uma identidade visual sólida e clara, afinal ela é a primeira impressão da sua empresa. Transmitir o conceito de uma marca a um público, cada vez mais disperso, é uma tarefa bastante exigente.

Para tanto, é necessário descobrir uma forma de se diferenciar, no mercado, e a comunicação visual do seu negócio é parte integrante desta diferenciação. A imagem do negócio precisa ficar marcada nas pessoas que utilizam seus produtos ou serviços. Ela deve ser impactante e remeter aos valores da empresa estabelecendo, assim, credibilidade à marca.

Planejamento estratégico e identidade visual

A imagem a ser passada deve ser embasada nos valores institucionais, que estão definidos no planejamento estratégico, no qual a equipe coloca em prática. Qualquer pensamento que relegue a identidade visual da empresa para um segundo plano deve ser deixado de lado.

Pode-se conceber, inclusive, um manual de identidade visual, no qual todas as questões relevantes como logotipo, cores e palavras-chave da marca estarão reunidas, servindo de norte aos gestores e aos seus colaboradores, no dia a dia do trabalho.

Planejar a identidade visual da empresa deve ser uma etapa tão fundamental, quanto a decisão a respeito de gastos orçamentários ou referentes aos recursos humanos. A integração da comunicação, nesse momento, garante que a solidez da imagem institucional aconteça de forma natural e seja internalizada por todos.

Manutenção de um padrão visual

Um indício que a comunicação visual do negócio não encontrou as bases de consolidação emerge quando os comunicados internos e a publicidade externa não possuem uma “aparência imediata” identificando, prontamente, a qual empresa se trata.

As marcas, com um padrão visual estabelecido, unem esforços para atrelar um conceito de profissionalismo e eficiência a um determinado logotipo ou jogo de cores trazendo a sensação de confiança ao cliente, e tornando sua experiência de consumo completa.

Se as técnicas de comunicação visual forem bem empregadas, a marca será reconhecida por qualquer pessoa, mesmo longe do local na qual está situada. Características que façam o negócio inconfundível, tornam-se portadoras de uma visão especial frente às necessidades do cliente.  

Experiência de consumo

Quando o cliente busca uma experiência de consumo que forneça um produto ou serviço conforme o desejado e, ainda, o conforta com um pós-venda bem estruturado, tal experiência agrega valor à marca e leva o consumo a um patamar mais sofisticado. Para que essa experiência seja memorável ao cliente, é importante investir em materiais gráficos que expressem a imagem comercial de forma duradoura.

Se o desejo da marca é ser desafiante, jovem e arrojada, por que não investir em cores fortes, anúncios que instiguem o leitor a rever posturas e conceitos, além de propostas de consumo inéditas?

Mas, se o posicionamento de marca entende que a sobriedade se adapta melhor a um público mais conservador a ser atingido, pode-se investir em sutilezas com uma identidade visual de traços delicados, gramaturas simples e cores suaves.    

Os caminhos, para a construção de uma identidade visual adequada para seu negócio, surgirão da própria necessidade de expressar ao público o porquê de sua empresa merecer um lugar de destaque, no mercado de alta competição.

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