As redes sociais oferecem uma grande gama de possibilidades para incrementar qualquer negócio. O gerenciador de anúncios do Facebook, por exemplo, figura como uma das principais ferramentas nesse âmbito.

Essa plataforma permite a criação e o gerenciamento de campanhas, além da avaliação e mensuração dos resultados. Assim, é possível identificar como tem sido o desempenho de cada anúncio na rede social. Mas então, você sabe como criar uma campanha eficiente?

Nós elaboramos um guia para auxiliar você nesse processo, passo a passo. Se interessa pelo tema? Acompanhe!

Defina os objetivos da campanha

Antes de começar a anunciar no Facebook, é preciso definir quais são os objetivos que se pretende alcançar com os anúncios nessa rede social.

Por exemplo, ampliar a visibilidade da marca no ambiente virtual, aumentar o tráfego para a sua página na web ou gerar mais vendas.

Abra uma conta no Business Facebook

Se você ainda não tem uma conta no Business Facebook, não se preocupe. O processo é fácil e rápido. Acesse o Gerenciador de Negócios com o usuário que gerencia a página da empresa e clique em abrir uma conta.

Em seguida, insira a razão social e o CNPJ. Depois, preencha os campos nome, sobrenome, e-mail comercial e conclua essa etapa. Para finalizar a abertura da conta, leia o guia de configuração do Gerenciador de Negócios.

Comece do básico e faça testes

Para o primeiro anúncio, você deve começar do básico para não cometer erros e aprender como potencializar os resultados com as ferramentas disponibilizadas pelo Facebook. A criação de um anúncio se divide em três níveis. Confira.

Nível de campanha

Na página inicial, selecione o Gerenciador de Anúncios e clique no botão criar anúncio. Escolha então o tipo de anúncio que deseja fazer, sempre orientado pelos objetivos traçados.

Aparecerão três opções de enquadramento dos anúncios: descoberta, consideração e conversão.

Nível de conjunto de anúncios

Depois, crie o público para o qual o conjunto de anúncios será direcionado e atinja seus clientes de forma assertiva. Você pode optar por personalizado ou semelhante. No personalizado, utiliza-se costumeiramente listas já criadas, como e-mails ou seguidores do Instagram.

Já no público semelhante, se  insere todas as informações como idade, gênero, língua, localização, critérios demográficos, interesses ou comportamentos. O próximo passo é definir o posicionamento, ou seja, onde seu anúncio aparecerá.

Ele pode figurar no feed de notícias móvel, no Instagram, no feed do desktop e na coluna da direita do desktop. Na sequência, escolha o orçamento de acordo com a sua possibilidade.

Nível de anúncio

Agora, escolhe-se o tipo de anúncio: carrossel (várias imagens ou vídeos roláveis), imagem única, vídeo único, apresentação multimídia (vídeo em loop com até dez imagens) ou coleção (exibição em tela cheia de imagens, vídeos, produtos e botões para chamada).

Na composição do anúncio, use imagens e vídeos de qualidade. Crie títulos e chamadas atrativas, se valendo da inserção de links para direcionar o usuário a uma landing page quando desejar que ele realize uma ação, como assinar a newsletter.

Meça os resultados e continue investindo

Sempre com os dados atualizados, o Facebook apresenta alguns relatórios padrões para acompanhar o desempenho das campanhas, como alcance, frequência, impressões, cliques, CPC etc.

Você também pode utilizar o Pixel do Facebook. Essa ferramenta ajuda a mensurar a eficiência dos anúncios do Facebook Ads. No gerenciador de anúncios do Facebook, é possível acessar o rastreamento de conversão e selecionar a opção ”criar um pixel”.

Para facilitar o gerenciamento dos anúncios do Facebook Ads, por exemplo, vale a pena baixar o aplicativo por meio do Google Play ou Apple Store e acessar o gerenciador a partir de dispositivos móveis. Assim, as campanhas podem ser acessadas de qualquer lugar.

Há dois modos de criar anúncios no Facebook: o modo ”impulsionar publicação”, que cria anúncios mais rápidos, porém tem poucas funcionalidades, e o gerenciador de anúncios do Facebook. Esse último permite a definição de detalhes mais precisos sobre o anúncio, assegurando melhores resultados.

Conte para gente como tem sido sua experiência com o gerenciador de anúncios do Facebook: deixe seu comentário no post!