É indiscutível que o mercado anda muito competitivo hoje em dia, independentemente do segmento no qual uma empresa está inserida. Diante dessa realidade, garantir a satisfação e a fidelidade dos clientes se tornou imprescindível para a sobrevivência de qualquer negócio e o marketing de referência pode ser muito importante para isso.

Definitivamente, essa não é das tarefas mais simples. Seja qual for a sua área, a concorrência exigirá que você entregue valor atendendo às expectativas dos seus consumidores, de forma que eles se tornem verdadeiros parceiros para aumentar suas vendas. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema:  

O que é marketing de referência

O marketing de referência é uma estratégia que visa a fazer com que os clientes de uma empresa gostem tanto da experiência de compra, dos produtos e dos serviços que acabem virando verdadeiros parceiros e divulgadores da marca. Em outras palavras, nada mais é do que a boa e velha propaganda boca a boca.

O conceito é simples: identificar consumidores satisfeitos e leais ao empreendimento e utilizá-los como canal de recomendação para outras pessoas. Esse tipo de tática tem um imenso potencial, sobretudo pelo fato de que as pessoas de hoje são altamente sociáveis e se relacionam de forma dinâmica, especialmente por conta da internet.

Dicas para fazer um bom marketing de referência

Conheça seu público-alvo

Um dos primeiros passos para fazer um bom marketing de referência é conhecer muito bem o seu público-alvo. Com essa informação em mente, qualquer empresa pode adotar ações e estratégias inteligentes para agradar esses clientes e atender com precisão às expectativas que eles possuem em relação à marca.

Por meio de pesquisas ou do conhecimento do banco de dados dos consumidores, é mais simples adaptar tudo em termos de relacionamento, de planejamento e até pelas táticas de divulgação. Até mesmo os produtos e serviços podem ser adaptados, para atingir melhor os anseios dos compradores.

Proporcione encantamento

Outra forma de conseguir um bom marketing de referência é proporcionando encantamento para os seus clientes. Antes de mais nada, seu público deve ser arrebatado e seduzido pela sua marca para, dessa maneira, recomendá-la espontaneamente para os seus parentes, conhecidos e amigos.

Isso passa não apenas pela qualidade do que você está vendendo (que é primordial), mas também pelo atendimento e até pela disposição e pela identidade visual da marca e do próprio ponto de vendas. Assim, ofereça suporte e mantenha um relacionamento excepcional, apostando na melhoria contínua.

Dê um empurrãozinho

Não custa nada dar um “empurrãozinho” para que seus clientes façam uma grande propaganda boca a boca, não é verdade? Nesse sentido, sempre que possível, incentive os consumidores das mais diversas maneiras.

Isso pode ser feito por meio de um desconto, parcelamentos maiores ou mesmo com uma política de brindes. Um serviço bônus ou uma consultoria extra também são ações interessantes e valorizadas pelo público.

Mantenha o controle

Por fim, uma vez que você já esteja incentivando o seu cliente a se encantar e divulgar a sua empresa, não abra mão de controlar o desempenho que a sua estratégia está tendo no momento.

Sendo assim, procure identificar quais campanhas estão trazendo mais resultados, quais regiões estão atraindo mais compradores e qual é o ticket médio dos indicados. Dessa forma, você mantém o que está dando certo e realinha o que não está sendo tão eficaz.

E agora, já sabe o que é marketing de referência? Gostou do conteúdo? Confira também como uma agência de marketing pode ajudar no processo de inovação da sua empresa!