Diante do fluxo cada vez maior de dados, as empresas que conseguirem processá-los e analisá-los, de forma a entenderem melhor os consumidores e os concorrentes, é que serão capazes de potencializar seus resultados. É nesse cenário que uma compreensão sobre o que é Inteligência de Mercado se faz necessária.

Continue conosco para entender exatamente qual é o significado esse conceito, como lidar com esse volume significativo de dados e como tudo isso pode afetar a sua organização positivamente se você utilizar as ferramentas certas. Boa leitura!

O que é Inteligência de Mercado?

A Inteligência de Mercado — também conhecida como Business Intelligence (BI) — consiste no uso de técnicas para a obtenção, processamento e análise de dados, com o objetivo de gerar informações relevantes para um negócio. Trata-se, principalmente, de uma forma de identificar oportunidades, descobrir padrões e antecipar tendências.

Os softwares de BI são extremamente úteis, pois cruzam dados aparentemente sem nenhuma relação, mas que podem revelar informações valiosas. Vale lembrar que esses programas também trabalham com funções de visualização de dados, que utilizam elementos gráficos para deixar a análise de métricas muito mais ágil e intuitiva.

Como lidar com o volume crescente de dados?

A quantidade de dispositivos e sensores conectados à internet não pára de crescer — algo que recebe o nome de Internet das Coisas. E eles só contribuem para o aumento da quantidade de dados enviados pela rede. É aí que entra o Big Data, essa quantidade massiva de dados com os quais as empresas que desejam se destacar precisam aprender a lidar.

Ainda que os sistemas de Inteligência de Mercado ofereçam soluções para organizar as fontes de dados, estruturar e examinar essas informações, é fundamental que os líderes e gestores tenham a competência para saber quais métricas são importantes para a empresa.

Além disso, eles devem saber interpretar os indicadores e usar esse conhecimento para desenvolver novas estratégias ou otimizar as que estão em andamento.

Como a Inteligência de Mercado pode ajudar a sua empresa?

Entre as possibilidades de conhecimento que os sistemas de Inteligência de Mercado podem gerar estão:

  • insights sobre o comportamento, hábitos e necessidades dos consumidores;
  • opinião do público sobre seus produtos e serviços;
  • tendências em ações efetivas de marketing;
  • padrões que indiquem ameaças por parte dos seus concorrentes;
  • indicadores para ajudar a encontrar os melhores fornecedores e parceiros para a empresa.

Tudo isso contribui para um dos maiores benefícios do BI: a tomada de decisões orientada por dados. São atitudes muito mais acertadas, que se baseiam na realidade e não em suposições ou observações superficiais.

É uma ótima solução, inclusive, para que a sua empresa tenha condições de se preparar para mudanças no mercado, evitando riscos e aproveitando oportunidades que resultem na atração de clientes e no crescimento do negócio.

Gostou de saber mais sobre o que é Inteligência de Mercado e as vantagens que ela pode trazer para a sua empresa? Quer entender melhor como essas soluções podem se encaixar com as necessidades da sua organização? Nós teremos o maior prazer me atendê-lo. Entre em contato conosco!