Para quem decidiu investir no mundo dos negócios, algumas palavras do vocabulário empresarial saltam à vista. Uma delas, que tem estado em alta nos últimos anos, é branding. Você sabe o que isso significa? 

Se a resposta foi negativa, você acabou de encontrar um ponto fundamental para aumentar o sucesso e o faturamento do seu negócio. Continue lendo para entender o que é branding e quais são os benefícios para o seu negócio.

O que é branding?

Branding nada mais é do que a gestão de uma marca e as estratégias que essa gestão engloba. No entanto, para que você entenda o peso desse conceito, é importante saber primeiro o que é uma marca.

Diferentemente do que se costuma pensar, a definição de marca vai muito além da logo que você escolheu para sua empresa. Ela é um conjunto da visão do seu negócio, os objetivos que você tem para ele e os valores que utilizará para chegar aonde quer.

Acrescente também a voz e a linguagem utilizadas para espalhar sua mensagem, sua paleta de cores, fontes e todas as características que tornam sua marca o que ela é hoje.

Agora, como fazer com que seus clientes absorvam essas informações e elas se tornem a definição de sua marca? É aí que entra o branding.

De maneira simples, o branding é o conjunto de ações que você executa para deixar claro para o público quais são os objetivos do seu negócio, quem é você e o que esse público pode esperar de sua empresa. Além disso, o branding vai mostrar que sua marca e sua empresa não são apenas uma novidade passageira, e vai posicionar seu negócio junto à concorrência.  

Quais os benefícios do branding?

1. Garantir espaço 

As ações de branding têm o objetivo de gerar mais visibilidade para o seu negócio. A partir daí, você começa a conquistar espaço na memória dos consumidores, que vão começar a ligar sua marca a um determinado produto. 

2. Fortalecer sua marca

É importante lembrar que seus discursos e promessas devem sempre estar alinhados à qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Quando sua marca começa a ser divulgada e ganha projeção, o público irá falar sobre ela. Quem vai definir se serão coisas boas ou ruins é você, dependendo de seu investimento em experiência do consumidor. 

3. Proporcionar feedback

Apesar do medo que essa palavra pode gerar, ela é essencial para os negócios. Assim que o público começar a conhecer seus produtos, o feedback aparecerá. 

É importante que, sejam eles negativos ou positivos, você saiba encará-los com maturidade e tenha sempre os olhos de um empreendedor. Lembre-se que tudo isso são formas de melhorar seu negócio e torná-lo cada vez mais atraente e significativo para seus clientes. Afinal, quem melhor do que eles para apontar possíveis melhorias?

4. Fidelizar clientes

Quando feito da maneira correta, o branding tem o poder de tornar sua marca algo importante para seus clientes. Assim, ela ganha um lugar especial na memória e no cotidiano deles – sua marca vira “top of mind” e entra para o rol das mais lembradas pelo público. 

Estes são apenas alguns dos benefícios que nos ajudam a entender o que é branding. É importante ressaltar que a marca, assim como o que seu negócio oferece aos consumidores, é um produto. Isso significa que, quanto mais sua empresa investir em qualidade, conceito e oferta de produtos e serviços, maior será o valor gerado para os consumidores e, consequentemente, maior será seu faturamento. 

E aí, gostou desse post? O que achou dessa técnica tão importante para o dia a dia das empresas? Pretende aplicá-la ao seu negócio? Conte para a gente nos comentários.