Independentemente do seu segmento de mercado, você com certeza usa estratégias digitais para alcançar o seu público, não é mesmo? Afinal, o consumidor atual está sempre conectado e uma presença online forte garante visibilidade e conversão para os negócios. Para manter isso, você deve usar diversos recursos que otimizam o marketing digital e proporcionam resultados concretos, como a automação de marketing.

Com essa técnica, você conta com a ajuda das máquina para livrar o capital humano dos processos repetitivos, escalando o alcance e o crescimento da sua empresa. Existem muitos recursos de automação, como os CRMs (para gestão de relacionamento com o cliente), testes A/B, chatbots, ferramentas de monitoramento e plataformas de e-mail marketing.

Veja a seguir como a automação e o fluxo de nutrição de e-mails são fundamentais para o sucesso das suas campanhas online!

O que é automação de marketing?

Hoje em dia, existem diversas tecnologias que servem para facilitar a vida das pessoas. Dentro da rotina da comunicação, é a automação de marketing que responde por essa modernização. Um profissional dessa área precisa estar sempre ligado em diversos processos que hoje podem contar com a ajuda de softwares e apps para:

  • entender as preferências do público;
  • descobrir quais leads estão prontos para fechar negócio;
  • identificar desvios durante a execução das campanhas;
  • aproveitar oportunidades; e
  • mensurar as ações de marketing.

Qual é a influência dessa estratégia no meio digital?

A boa notícia da atualidade é que a relação da marca com o consumidor não é mais unilateral. Entretanto, conseguir se relacionar com um contingente cada vez maior de pessoas, de forma eficiente e com rapidez, pode sair caro e até inviável usando apenas recursos humanos.

A automação permitiu atender ao imediatismo, característica do novo comportamento do consumidor, e também entregar experiências ricas para o usuário. Hoje, a pessoa quer identificar com a marca, ter um vínculo como o de uma amizade. Um exemplo impactante da automação foi o surgimento dos fluxos de nutrição, que transformaram a forma de fazer e-mail marketing.

O principal diferencial da automação, portanto, pode até parecer contraditório, mas é justamente a capacidade de atender cada prospect e cliente de maneira personalizada.

O que são os fluxos de nutrição de e-mail marketing?

Além dos diversos recursos de automação que tornam a estratégia de e-mail um sucesso, como a personalização de campos (o nome do lead, por exemplo), disparos em massa e a realização de testes A/B, existem também os fluxos de nutrição. O diferencial dessa técnica é que ela acompanha o prospect pelo funil de vendas.

Assim, ao assinar uma lista, baixar um e-book ou assistir a uma aula exclusiva, o lead recebe uma sequência de e-mails que o ajuda a caminhar pela jornada do cliente. A ideia é estimular que ele identifique o problema, entenda sobre as possíveis soluções, descubra como o produto ou serviço oferecido pela sua empresa é a opção ideal e, por fim, feche a compra.

Quais são as vantagens de implementar essa estratégia?

A automação de marketing oferece muitos benefícios para o seu negócio. Os principais são:

  • maior geração de leads (afinal, você conseguirá entender e encontrar seu público);
  • presença multicanal integrada, participando de diversas mídias sociais e outras plataformas e oferecendo uma comunicação linear e coerente para o usuário;
  • redução do ciclo de vendas, com o entendimento do comportamento do seu consumidor, evitando a perda de leads qualificados;
  • melhores oportunidades de vendas, principalmente com a integração entre marketing e vendas, abordando o cliente potencial no momento certo;
  • diminuição do CAC (custo de aquisição por cliente) e aumento do ROI (retorno sobre investimento) com a otimização automática das campanhas e monitoramento adequado em tempo real.

Como você viu, a automação de marketing é extremamente eficiente para suas estratégias de marketing digital. Afinal, o próprio perfil do consumidor mudou e esse recurso é uma resposta para atender às suas expectativas. Hoje, este deseja experiências mais ricas e personalizadas — em outras palavras, um relacionamento real. Conte com uma agência de marketing para implementar essa tendência e escale seus resultados.

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