Todos os elementos gráficos que compõem a personalidade de uma empresa possuem grande importância. Agrupar e catalogar esses componentes em um único documento — o manual de identidade visual — é capaz de viabilizar qualquer ação organizacional.

Ele serve como um guia para que a marca do negócio seja disposta de maneira padronizada. O manual apresenta normas técnicas e especificações em relação ao uso. O objetivo é preservar a identidade, fazer com que ela, independentemente do espaço de exposição, mantenha-se intacta e facilmente reconhecível.

Confira algumas informações sobre o manual de identidade visual, para que serve e como deve ser feito!

Por que devo ter um?

O documento funciona como um suporte para facilitar o reconhecimento de sua marca em qualquer espaço em que ela esteja exposta. A identidade visual da empresa precisa ser coesa e intacta, seja na página do Facebook, no site, em um anúncio de jornal impresso, no aplicativo mobile ou nos pontos de venda. 

Você deseja que o seu negócio seja reconhecido de maneira orgânica por consumidores fiéis assim como facilmente lembrada por possíveis clientes, correto?

Imagine que um indivíduo é atraído, pela primeira vez, por algum conteúdo da marca X na página da empresa em uma rede social, mas, ao passar pela frente do seu ponto de venda, elementos como fonte, cores e logo são diferentes.

Dessa forma, essa pessoa dificilmente vai conectar a marca vista online com a da loja física, o que diminui as possibilidades de interações mais profundas com o negócio. A coesão imagética facilita uma relação mais longa e positiva com o público, o que ajuda as vendas.

O que devo colocar no manual de identidade visual?

Em primeiro lugar, o tamanho do documento varia de acordo com a dimensão do negócio e de suas atividades. Além disso, o seu conteúdo não é pré-estabelecido para todos os casos, mas a inclusão de alguns elementos certamente facilita a preservação da marca.

Procure começar pela introdução, onde se deve fazer uma apresentação do negócio e levantar alguns valores da empresa. Em seguida, destaque os elementos que compõem a marca: símbolo, logotipo etc.

Também inclua direcionamentos em relação ao tamanho, variações (assinatura vertical e horizontal) e cor da aplicação da sua marca em diferentes plataformas. Além disso, apresentar a paleta de cores institucional do negócio é uma boa ideia.

Alguns pontos como instruções de aplicação sobre fundos diferentes e tipografia institucional, dentre outros, também podem fazer parte do manual. 

Como devo usar?

Imagine que o seu negócio decide criar uma campanha focada nas redes sociais. Ao elaborar os conteúdos, sejam eles audiovisuais, imagéticos, textuais etc, a aplicação da marca varia de acordo com o tipo de mídia e plataforma, correto?

Não é possível colocar, da mesma forma, a marca sobre um fundo branco em um post para o Facebook e sobre um vídeo no YouTube. Com o documento em mãos os responsáveis pela elaboração desses conteúdos vão contar com um guia que os auxilia em suas funções.

Dessa forma, as propriedades visuais da marca são preservadas, o que facilita a propagação e identificação do mercado.

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