Você já se perguntou se — e como — é possível ganhar dinheiro com a produção de conteúdo na internet? Muita gente consegue, mas qual seria o segredo? A resposta é simples: Google Adsense.

Tanto para empresas como para pessoas físicas, o Adsense é uma boa ferramenta para monetizar sites e blogs. Ficou interessado? Então confira mais sobre o assunto a seguir: vamos explicar o que é Google Adsense, como funciona e quais as vantagens!

O que é esse tal de Google Adsense?

O Google Adsense é um programa que estabelece uma parceria entre o Google e os produtores de conteúdo na internet. Basicamente, o Google faz uma ponte entre os anunciantes, que procuram o público para mostrar seus anúncios e fechar negócios, e os produtores de conteúdo, que precisam de remuneração para continuar o trabalho que fazem.

O Adsense é essa ponte: o Google usa espaço em sites, blogs ou canais no YouTube dos produtores de conteúdo cadastrados para exibir anúncios pagos por empresas de todos os tipos. A cada clique ou um número X de visualizações nesses anúncios, a empresa faz um pagamento de determinados centavos para o dono da plataforma onde a propaganda foi veiculada.

Como o Google Adsense funciona?

O funcionamento do Google Adsense é bem simples e nós o explicaremos em 5 simples passos. Se você se interessou pelo programa e quer ganhar dinheiro com ele, leia os pontos abaixo com bastante atenção.

1. Escolha um nicho de atuação

O primeiro passo para trabalhar com o Google Adsense é escolher um nicho de atuação no mercado. Como a ideia é exibir anúncios e conseguir cliques, quanto mais especializado for o público que ler seu conteúdo, maiores as chances de os anúncios serem úteis e gerarem cliques.

Por isso, selecione um nicho de atuação que você domine. Pode ser “flores para decoração”, por exemplo, ou “food truck”. Quanto mais específico, melhor.

2. Monte sua plataforma de conteúdo

Depois de estabelecer o nicho em que atuará, é hora de montar a sua plataforma de conteúdo.

O Google Adsense é compatível com sites, blogs e canais no YouTube. Cada um deles tem diferentes particularidades em relação ao conteúdo que você produzirá, portanto, o ideal é escolher um formato que seja compatível com o nicho escolhido e que seja fácil para fazer seu material.

3. Faça seu cadastro no Adsense

Com sua plataforma de conteúdo montada, você deverá se cadastrar no Adsense. O processo é muito rápido e simples e exigirá um endereço de pagamento (uma conta em banco ou PayPal) e um telefone de contato.

4. Crie conteúdo de qualidade para atrair o público

Ao mesmo tempo em que se cadastra no Adsense, você deve começar a produzir seu conteúdo para atrair as pessoas interessadas no nicho escolhido. Faça um conteúdo com qualidade, que agregue valor ao leitor. Use todas as dicas que já demos para colocar seu site na primeira página do Google.

5. Avalie os resultados e otimize os processos

Quando seu processo já estiver operacional (ou seja, você produz conteúdo, post, as pessoas leem e clicam nos anúncios), seu trabalho será avaliar os resultados obtidos. Veja o que funciona e o que não dá resultado dentro da estratégia e otimize seus processos. Corrija o que tiver de corrigir e reproduza o que funciona bem para ampliar seus ganhos.

Quais as diferenças para o Google Ads?

Além do Adsense, existe um outro programa do Google relacionado a anúncios que se chama Google Ads (antigo Adwords).

A principal diferença entre os dois é que, se o Adsense é a solução do Google para o lado do produtor de conteúdo, o Ads é focado na outra ponta da equação: os anunciantes. Ou seja: o Adsense é para quem tem público e quer monetizar a audiência, enquanto o Ads é para quem quer exibir seu anúncio para as pessoas e tentar vender seu produto. 

Como deu para ver, o Google Adsense é uma ótima ferramenta para quem quer monetizar seu trabalho online.

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