Muita gente usa a internet para buscar conteúdos de qualidade e que resolvam o seu problema. E é nessa etapa da jornada de compra que a sua empresa deve apresentar o melhor material possível para esses usuários. Dessa forma, a fidelização de clientes se torna algo fácil e eficiente — e uma agência digital pode te ajudar nessa tarefa.

Hoje, vamos te mostrar como fidelizar clientes por meio do marketing digital. Confira! 

O marketing digital e a fidelização de clientes 

Alguns serviços ou produtos exigem certo conhecimento técnico do cliente para que ele possa usufruir de todas as vantagens. Para isso, oferecemos o material correto para a persona, sendo possível ensiná-la a solucionar suas dificuldades mais comuns e ter uma melhor experiência com seu produto ou serviço. 

Quando você dá esse auxílio a uma pessoa, instantaneamente passa a ser visto como autoridade naquele assunto. Ao perceber que sua empresa é especialista em determinada área, o cliente se aproxima da sua marca pelo fato de você não se preocupar apenas em vender, mas também em ajudar. 

As melhores estratégias para fidelizar clientes 

O marketing digital é uma área repleta de possibilidades. Mas selecionamos algumas das principais estratégias capazes de fidelizar os clientes ao seu negócio. Acompanhe:

Marketing de conteúdo 

Dentro dele é possível produzir conteúdos para várias estratégias diferentes. Um exemplo disso é o conteúdo segmentado, o qual permite que a empresa atenda às necessidades de cada cliente em especial — costuma ser bastante eficiente para empresas que têm mais de uma persona. Para isso, é importante conhecer os aspectos comportamentais de seus consumidores, estilo de vida, preferências de consumo etc.

Outro tipo de conteúdo muito utilizado para fidelizar clientes, como já dissemos, é aquele que ajuda a solucionar um problema ou tira alguma dúvida da persona. E há também os conteúdos institucionais, em que sua empresa falará exclusivamente sobre suas conquistas e diferenciais do mercado. São ideais para desenvolver no cliente um sentimento de confiança pela sua marca e reforçar a sua decisão de fechar o negócio.

E-mail marketing 

Enviar e-mails para seus clientes é uma maneira extremamente eficiente de aproximá-lo da sua marca. Porém, para conseguir os resultados desejados, é preciso traçar uma estratégia com cuidado e sabedoria. Nada de enviar milhares de e-mails iguais, estilo panfleto. 

É necessário segmentar muito bem sua base de clientes para, então, oferecer conteúdo exclusivo e direcionado à necessidade de cada grupo ou pessoa. Para fazer isso, é interessante ficar atento ao histórico de compra dos clientes e de quais produtos ele colocou no carrinho, mas não efetuou a compra. 

Além disso, algo muito interessante para se pensar é oferecer conteúdos de acordo com possíveis e-books baixados ou comprados pelos seus consumidores, uma vez que eles já demonstraram interesse por aquele assunto.

Técnicas de SEO 

Você provavelmente já escutou ou leu algo sobre estratégias envolvendo SEO. Isso porque as técnicas de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) vêm se tornando cada vez mais populares na hora de utilizar o marketing digital. 

Uma escolha bem-feita de palavra-chave e um bom uso dela pode te fazer subir nas pesquisas do Google. Assim, seu site ganha mais visibilidade e credibilidade junto aos seus clientes, o que contribui diretamente com a fidelização. 

Redes sociais 

Um estudo da We Are Social e da Hootsuite revelou que mais de 122 milhões de brasileiros usam as redes sociais, o que representa 58% da nossa população. É muito provável que o seu cliente esteja nelas, então uma boa divulgação dentro dessas mídias é uma ótima estratégia para se relacionar com ele e fidelizá-lo.  

Esse tipo de plataforma disponibiliza comentários, perguntas e opiniões que podem ser feitas em tempo real. Além disso, ainda faz com que os posts compartilhados cheguem a mais pessoas e atraia mais clientes. 

Agora que você aprendeu mais sobre a fidelização de clientes, procure uma agência de marketing para montar uma estratégia certeira para a sua empresa. Além de fidelizar muito mais consumidores, ela também te ajudará a pensar em outras estratégias para alavancar o seu negócio.  

Gostou do nosso post? Deixe um comentário nos contando qual foi a sua experiência em fidelizar clientes.