O marketing é uma área que está em constante evolução e, por isso, as empresas precisam ficar atentas às novidades do setor para conseguir prospectar clientes e seguir com uma boa lucratividade. Atualmente, a estratégia multicanal é uma tática considerada como um caminho sem volta para ações de publicidade e vendas.

Ter um marketing multicanal significa vender e se comunicar com os clientes por meio de diferentes canais e plataformas, como as redes sociais, contato telefônico, blogs, mídia tradicional, entre outros.

Para que você saiba como desempenhar uma estratégia multicanal no marketing da sua empresa, apresentaremos uma série de dicas práticas a seguir. Continue a leitura!

Defina as plataformas

O primeiro passo para estabelecer uma estratégia multicanal é justamente escolher os canais que serão utilizados para a produção de conteúdo. Existem uma infinidade deles e é preciso escolher os mais indicados para isso.

Para saber quais são as plataformas mais acessadas pelo seu público, convém fazer um estudo minucioso, por meio de uma pesquisa de satisfação, por exemplo.

Estabeleça os objetivos

Escolhidos os canais que serão utilizados em suas estratégias, convém definir os objetivos que cada um deles terá na estratégia. Os artigos publicados nos blogs podem ter o objetivo de educar o seu cliente. Já as redes sociais podem ser úteis para divulgar ações e produtos, criando uma relação de confiança entre a organização e o seu público. 

Estipule o que será trabalhado nesses canais

É preciso que você faça um planejamento estratégico de conteúdo para cada um dos canais escolhidos para trabalhar, de modo que os objetivos estipulados possam ser cumpridos.

Ao traçar uma estratégia de marketing de conteúdo em blogs, por exemplo, devem ser pesquisadas palavras-chave e criadas pautas que deem origem aos textos que serão postados nesse canal. O mesmo deve ser feito com as demais plataformas.

Determine os processos e recursos necessários

Também é importante que você determine quais serão os processos e recursos necessários para a produção de conteúdo e relacionamento com os públicos em cada um desses canais. Devem ser definidos os recursos físicos e humanos necessários para que o trabalho seja realizado nas diversas plataformas.

Faça conexões entre canais

Desenvolver uma estratégia com múltiplos canais não significa apenas produzir conteúdos e se comunicar com os clientes por meio de diversas plataformas, mas também fazer com que elas estejam interligadas uma com as outras. Um post feito no seu blog pode ser compartilhado na página do Facebook da empresa, por exemplo, para que seja alcançado por mais pessoas.

Outro exemplo de conexão ocorre quando um cliente envia uma reclamação por meio das redes sociais e você o responde sugerindo que ele ligue para um 0800 para ser atendido. Nesse caso, os atendentes do Serviço de Atendimento ao Consumidor SAC deverão ser informados da reclamação, para que o cliente insatisfeito não precise repetir toda a situação ao fazer a ligação.

Ter uma estratégia multicanal bem definida significa que você terá mais oportunidades de ser encontrado pelos clientes, independentemente das plataformas que eles utilizam para isso. É por isso que essas ações vieram para ficar e deixaram de ser tendência para ser uma necessidade das organizações.

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