O mercado do varejo sempre foi muito competitivo no Brasil, mas essa situação anda se acirrando nos últimos tempos. Especialmente por conta da conjuntura econômica pouco favorável que o país vivenciou, apostar na diferenciação é fundamental para sobreviver. Sendo assim, entender o que é storytelling e como usá-lo ao seu favor é fundamental.

Poucos empreendedores e gestores estão perfeitamente familiarizados com esse conceito, mas o fato é que ele já vem sendo aplicado por diversas organizações de sucesso e pode ser uma grande vantagem competitiva quando bem executada. Leia o post de hoje e descubra do que se trata!

O que é storytelling?

Traduzindo para o português, o termo quer dizer algo como “contar uma história”. É uma alternativa para dialogar de uma forma mais natural com os clientes, usando a própria biografia da marca como pano de fundo para essa relação.

Em outras palavras, isso quer dizer que, no lugar de apostar em propagandas tradicionais ou estratégias de marketing ultrapassadas, você pode mirar em um conteúdo que o público se identifique, aprimorando a experiência e superando as expectativas dos consumidores. Resumindo, é mais uma forma de persuadir com qualidade.

Qual a importância do storytelling?

Uma boa técnica de storytelling é muito importante para aproximar a empresa, o vendedor e o público-alvo, gerando uma sensação muito maior de empatia. Além disso, ela pode ajudar a aumentar significativamente o número de negociações e ajudar na comunicação e no compartilhamento de ideias, cativando os potenciais clientes.

Mais do que o uso de dados estatísticos e números exatos, o storytelling torna todo o processo de vendas mais interessante e cria uma relação e reação emocionais muito mais fortes entre os participantes do negócio, além de otimizar o potencial de lembrança da marca por parte dos compradores.

Quais as dicas para usar o storytelling?

Saiba com quem você quer se comunicar

A primeira dica para fazer um bom storytelling é saber com quem você quer se comunicar, ou seja, qual é o perfil do consumidor que precisa se identificar com a sua história. Isso é fundamental, pois é quase impossível criar uma boa campanha se você não souber ao certo para quem ela se destina.

Você pode fazer isso usando a base de dados da empresa ou investindo em pesquisas, com perguntas direcionadas para colher as informações que você precisa, como idade, gênero, localização, produtos favoritos etc.

Utilize uma narrativa empolgante

Você não quer contar uma história que fará o seu público dormir, certo? Diante dessa realidade, utilizar uma narrativa empolgante é imprescindível para um bom storytelling. É importante que você correlacione a própria biografia da marca, os seus valores, o seu posicionamento e a missão com algo de valor para o cliente-alvo.

Mostre como a marca faz a diferença

Por fim, mostrar como a marca tem feito a diferença no mundo também é uma excelente ideia para ter um bom storytelling. Muitas pessoas e organizações priorizam fazer negócios com empresas que tenham preocupação com uma agenda positiva, como a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Ajude projetos interessantes e que estejam, mais uma vez, em consonância com a missão e os valores do seu empreendimento. Ligar a sua marca a algo que é visto com bons olhos pela sociedade apenas reforça a credibilidade da sua organização.

Agora que você entendeu o que é storytelling, deixe um comentário aqui no post com suas dúvidas e considerações sobre o tema!