Deseja aumentar a presença on-line da sua empresa e, consequentemente, o seu faturamento? Sabe como funciona o Google Shopping e de que forma ele pode lhe ajudar? Não?! Então continue acompanhando este post, pois nele vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta.

Confira!

Mas afinal, o que é o Google Shopping?

Antes de mais nada, entenda que para crescer e manter a competitividade no mercado é preciso compreender a importância de integrar o mundo físico ao virtual, e é esse um dos propósitos principais do Google Shopping.

De forma clara e objetiva, o Google Shopping é uma espécie de vitrine digital. Em outras palavras, pode-se considerá-lo com um shopping on-line que disponibiliza a visualização de produtos das lojas cadastradas.

Para facilitar o seu entendimento, pegue como exemplo os sites Buscapé e Zoom, acessados pelo consumidor para fazer pesquisas de preços relacionadas a um produto de seu interesse.

O Google Shopping é bastante similar, com a diferença de que a pesquisa ocorre no próprio buscador do Google. Vale ressaltar que a ideia aqui não consiste na comparação de preços, mas, sim, na exibição de produtos relevantes à consulta.

A ferramenta também possui a sua própria página, permitindo que os usuários procurem por produtos de acordo com sua categoria, utilidade ou marca, por exemplo.

Como funciona o Google Shopping?

No que diz respeito ao funcionamento, basta abrir a página do Google no seu navegador e pesquisar por um determinado produto, simples assim!

Faça um teste agora mesmo, digitando o termo “smartphone”: você verá uma lista horizontal com diversas opções de smartphones, com fotos, nomes, preços e também as lojas que estão anunciando.

Apenas para complementar, ao clicar em “Resultados no Google Shopping para smartphone”, que está logo acima dos produtos, você será redirecionado para uma página mais completa.

E o que devo fazer para ter os meus produtos mostrados nessas pesquisas?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Google Shopping, não poderíamos deixar de falar o que deve ser feito para que seus produtos sejam mostrados nas pesquisas.

O primeiro passo é criar uma conta no Google Merchant Center e, logo em seguida, integrá-lo ao Google AdWords. E por que dessa integração? Porque é no Google AdWords que você terá de configurar suas campanhas, praticamente da mesma forma que faz com seus anúncios tradicionais.

É nessa plataforma que será realizado o cadastro dos produtos e a elaboração das palavras-chave, que servirão como referência de busca.

Para que o Google exponha seus produtos, você precisará pagar pelo serviço.

O Google Shopping é uma ótima ferramenta para anunciar e aumentar o faturamento da sua empresa, disso não há a menor dúvida. Quando os consumidores precisam pesquisar sobre um produto na internet, o Google é certamente o principal instrumento a ser utilizado.

Gostou de saber como funciona o Google Shopping? Quer conhecer mais sobre a importância da internet para os negócios? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!