Você tem acompanhado as principais tendências de publicidade para o varejo atualmente? Se não, pode acabar ficando para trás dos seus concorrentes e perder vendas.

Dominar as principais estratégias de comunicação e marketing é essencial para que a sua loja possa vender mais e crescer no processo. Mas, se você não tem mão de obra ou conhecimento o suficiente para isso, não precisa se preocupar: a gente ajuda.

Separamos 5 das principais tendências publicitárias para o mercado de varejo nos próximos anos. Confira quais são e coloque-as em prática!

1. Integração digital e físico

Um dos cenários mais comuns hoje em dia é o cliente ir até uma loja experimentar um produto ou avaliá-lo para depois, em casa, comprar pela Internet no site da empresa. Ou o contrário: encontra o produto online e compra na loja.

Essa integração entre o mundo digital e físico já ocorre nas mãos dos consumidores, portanto, os varejistas devem se preparar para ela também.

Isso significa criar uma boa loja virtual para sua empresa, sincronizar os estoques e criar ações para que tanto o consumidor físico como o digital sejam convidados a conhecer o outro lado da sua loja.

2. Marketing de Conteúdo

Uma das grandes tendências de publicidade de todos os tempos é agradar o consumidor e não criar uma relação negativa com ele. O que muda com os anos é como fazer esse agrado.

Atualmente, com a popularização dos smartphones, conteúdos sem intervalos e facilidade de acesso a informações, o consumidor cansou de ser interrompido e tem mais autonomia, faz mais pesquisas e se informa melhor.

Isso significa que o Marketing de Conteúdo, capaz de atrair consumidores com artigos de valor, é uma grande tendência atual para se comunicar com seus clientes.

3. Personalização do atendimento

Assim como o Marketing de Conteúdo, essa tendência é uma resposta aos novos padrões de comportamento dos consumidores.

Mais do que um preço em conta ou um produto de qualidade, a maioria dos clientes busca por uma experiência ou um atendimento que sejam personalizados, pensando neles.

A maneira de realizar essa personalização dependerá do seu tipo de varejo e dos clientes que procuram pelos seus produtos. O ideal é fazer uma pesquisa, analisar bem os dados levantados e adotar novos processos de atendimento para obter melhores resultados.

4. Marketing Digital

A Internet e o ambiente digital são frequentes no dia a dia do consumidor, então devem ser também para os varejistas. E o Marketing Digital é sua principal ferramenta nessa hora.

Existem dezenas de opções de estratégias online para alcançar e dialogar com seus consumidores — desde links patrocinados nos resultados de pesquisas no Google até parcerias com influenciadores digitais e mais.

Isso é especialmente verdadeiro para o pequeno lojista, que pode usar ferramentas de geolocalização para aumentar a eficiência dos seus anúncios online.

5. Social E-commerce

O nome dessa tendência é complexo, mas o conceito é simples: o Social E-Commerce nada mais é do que conectar sua loja online com suas redes sociais.

E não estamos falando de apenas deixar um botão de “compartilhar” do lado de um produto. É mais do que isso: é vender por meio das ferramentas das redes, conversar e tirar dúvidas dos clientes e até melhorar o processo de pós-venda usando essas plataformas para atender aos consumidores.

Agora que você aprendeu que as tendências publicitárias são fundamentais para alavancar os negócios, que tal aplicar essas cinco tendências de publicidade na sua loja e ver surgir os resultados enquanto os concorrentes ficam para trás?

Mas lembre-se de que só saber o que fazer não é o suficiente. Você precisa executar a estratégia adequadamente para ter bons resultados. Para isso, confira nosso artigo que ensina a aplicar o Marketing Digital no seu ponto de venda!