Oferecer as melhores experiências para o seu consumidor, atualmente, tornou-se obrigatório para todas as empresas que buscam se fortalecer e consolidar no mercado. A partir desse novo cenário, surgiu o marketing de experiência.

Você já parou para pensar nos momentos em que sua marca pode oferecer boas recordações a eles?

Cada vez que seu cliente entra em contato com sua marca isso gera uma experiência e depende somente de você que esta seja positiva. Acompanhe nossa postagem e descubra mais sobre essa nova tendência de marketing!

O que é o marketing de experiência?

Podemos entender o marketing de experiência como uma forma de utilizar as emoções para conquistar, engajar e fidelizar seus clientes.

O objetivo principal é provocar estímulos e sensações que causem uma resposta emocional fronte à uma situação, gerando uma experiência marcante para o cliente.

Para conseguir aplicar o marketing de experiência, é essencial que você compreenda o conceito de client-share:

  • client-share: é um conceito baseado na ideia de se analisar cada cliente de forma individual, não como uma massa, para compreender qual a relevância que ele atribui a um determinado produto ou serviço.

Como é a percepção das experiências?

A percepção de cada experiência está diretamente relacionada ao grau de interação de cada cliente com a marca e o seu posicionamento no mercado. Vamos entender melhor:

  • percepção nova e positiva: quando um cliente realiza seu primeiro contato com a marca através de qualquer canal;
  • percepção reforçada: o cliente já conhece a empresa, mas é impactado de forma positiva por alguma ação ou sensação relacionada a marca;
  • percepção negativa: ocorre, principalmente, quando o cliente possui um contato insatisfatório com a marca ou quando ela não possui boa reputação e suas ações parecem forçadas.

Quais os tipos de experiência?

As experiências podem ser separadas em cinco grupos principais. Veja quais são eles:

  • sentidos: é quando se utilizam os 5 sentidos para proporcionar uma experiência, como o cheiro de uma loja ou o sabor de uma degustação em seu PDV;
  • sentimento: esse tipo de experiência trabalha diretamente com o sentimento das pessoas em relação à sua marca;
  • pensamento: nesse tipo, a empresa quebra os padrões normais de comportamento e provoca a reflexão de valores (sempre de forma positiva);
  • ação: de longe, é a mais comum e utilizada pelas empresas. São caracterizadas pelas ações promocionais ou de marketing de guerrilha;
  • identificação: é quando a empresa compartilha dos mesmos valores e sentimento do cliente. Esse tipo de experiência indica um alto grau de fidelidade.

O que são os 3 Vs do marketing de experiência?

Bem como o marketing tradicional é norteado pelos 4 Ps, o marketing de experiência se baseia nos 3 Vs para alcançar os seus objetivos. Vamos conhecê-los?

  • verdade: ninguém quer comprar uma ilusão, certo? Investir em histórias verdadeiras é essencial (para não dizer obrigatório) para que suas ações de comunicação e relacionamento se tornem efetivas;
  • vontade: o cliente precisa ter vontade de interagir ou comprar de sua marca. Essa vontade, muitas vezes, é desperta pela verdade que a empresa adota e apresenta em sua estratégia;
  • valor: aqui, tratamos do valor percebido pelo seu cliente em seus produtos e é construído por meio da identificação e dos resultados das diversas interações.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o marketing de experiência, compartilhe este post em suas redes sociais e mostre que você é uma pessoa antenada!