Todo mundo precisa lidar com situações difíceis e resolver problemas. Entretanto, para um administrador e empreendedor, escolher um caminho certo ou errado pode ser decisivo para o sucesso da empresa. Você sabe como tomar decisões acertadamente?

A resposta pode ser muito ampla e até subjetiva. No entanto, existem alguns pontos que devem ser analisados. Assim, confira nossas 5 dicas para uma tomada de decisões mais eficiente para a sua empresa.

1. Identifique o problema

O primeiro passo é saber o que precisa ser resolvido no seu negócio. Parece óbvio, mas nem sempre um problema se apresenta do tamanho ou da forma como realmente é. E tomar uma decisão requer muito conhecimento sobre a situação, com o entendimento de todas as suas consequências e resultados possíveis para a sua empresa e todos os envolvidos.

2. Analise os fatos

Antes de resolver um problema, é necessário entender todas as suas causas e consequências. Não se precipite em uma solução sem compreender todos os fatos, pois, mesmo que algo pareça simples, pode ser apenas uma parte da situação.

Dessa forma, desapegue de qualquer fator emocional e tente ser objetivo. Não se atenha a “achismos” e opiniões parciais que comprometam um bom entendimento do todo. Atenha-se apenas aos fatos e no que eles podem implicar no dia a dia da sua empresa.

3. Pense nas possibilidades

Um mesmo problema pode ter diversas situações, mas nem sempre a melhor delas é possível de ser empregada na sua empresa. Uma parte importante na resolução da maioria dos conflitos é pensar em todas as possibilidades e ver quais os recursos disponíveis para alcançá-las.

Ou seja, depois de reconhecida a dificuldade, com todos os seus acontecimentos, é hora de analisar as consequências das ações adotadas para solucioná-las. Para isso, faça listas, tabelas, ponha tudo no papel e calcule todos os riscos.

4. Conheça suas competências

Um grande erro de muitos empresários é tentar resolver tudo sozinho. Claro que, muitas vezes, isso é o que acontece, mas não precisa ser uma regra. Antes de tomar uma decisão, é fundamental conhecer suas capacidades e como elas podem ser úteis em cada situação.

Caso seja necessário, conte com a ajuda das pessoas certas. Isso não é sinal de fraqueza. Pelo contrário, demonstra autoconhecimento e humildade. Lembre-se que suas decisões afetam diretamente não só o seu negócio, como também todas as pessoas que o cercam.

5. Planeje suas decisões

Nesse momento, você já deve ter um bom entendimento do problema, de todos os seus fatos e consequências. Portanto, chegou a hora de saber como lidar com elas. Faça o planejamento das suas ações e esteja preparado para as possíveis implicações.

Porém, isso não significa que as coisas vão acontecer exatamente como você antecipou. É natural que ocorram imprevistos e as situações não se desenvolvam como foram planejadas. Se isso acontecer, o melhor é manter a calma, rever todos os passos e voltar atrás, se necessário.

Com essas dicas, quisemos mostrar não só como tomar decisões na sua empresa, mas o quanto elas precisam de muita análise e planejamento. O mais importante é acreditar em você mesmo, sem ter medo de errar ou mesmo pedir ajuda. O sucesso do seu negócio pode depender disso.

Agora queremos saber sua opinião. O que faz para tomar decisões mais eficientes na sua empresa? Como esses passos ajudam você a obter melhores resultados? Deixe sua resposta nos comentários do post.