Com uma enorme audiência — só o Facebook conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos — as redes sociais deixaram de ser meros canais de relacionamento entre amigos para se tornarem poderosas ferramentas de divulgação de produtos e serviços das empresas.

Além da quantidade impressionante de usuários conectados nessas plataformas, a possibilidade de mensuração de resultados é também um dos diferenciais das redes sociais quando o assunto é marketing. 

Com uma infinidade de métricas disponíveis, é possível que as empresas façam análises profundas de suas campanhas, e consigam avaliar e direcionar suas próximas ações e, consequentemente, obter resultados mais assertivos. 

Continue a leitura e confira como mensurar resultados nas redes sociais com ferramentas práticas!

Principais métricas das redes sociais 

Antes de  apresentarmos algumas ferramentas para te ajudar na mensuração de resultados, é preciso que você entenda o que significa as principais métricas das redes sociais. São elas: 

  • taxa de conversão: quantos usuários de fato realizaram uma ação desejada pela sua empresa nas redes sociais. Pode ser baixar um e-book, seguir sua página, etc;
  • engajamento: se refere ao envolvimento do seu público com sua empresa por meio das redes sociais, como as curtidas, compartilhamentos, comentários, entre outros tipos de interação;
  • visibilidade: quantos usuários foram alcançados com uma publicação nas redes sociais. 

Ferramentas para mensurar os resultados 

Agora vamos ao objetivo do post: mostrar algumas das melhores ferramentas para te ajudar a mensurar os resultados das suas estratégias e ações nas redes sociais. Confira logo abaixo! 

1.Insigths das redes sociais 

As próprias redes sociais disponibilizam uma série de métricas importantes para que você análise diversos fatores da sua página e também de suas campanhas. 

O Facebook, por exemplo, conta com o Facebook Insigths que permite o acompanhamento do desempenho da sua página com informações como: ações na página, alcance, envolvimento etc. Além disso, é interessante ficar de olho nas informações mais comuns, que são expostas para todos (curtidas, comentários e compartilhamentos).

2. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta do Google, sendo a mais conhecida para a análise de desempenho de sites. Além disso, ele também dispõe de informações direcionadas para as redes sociais, como, por exemplo, quem chegou no seu site por meio de cada rede.

3. Cyfe

A Cyfe é uma das ferramentas que tem o dashboard — painel de controle ou apresentação visual de acompanhamento de dados — mais robusto entre as opções. Mesmo na versão gratuita, dá para conferir e customizar uma série de métricas de todas as redes sociais utilizadas pela sua empresa. 

A Cyfe oferece também a função “modo TV”, permitindo que você compartilhe a análise de resultados com várias pessoas em um telão. 

4. SumAll

A SumAll permite que você crie seu próprio dashboard para visualizar as principais métricas que considera mais importantes para o seu negócio. 

O grande diferencial da SumAll é a quantidade de redes sociais conectáveis: mais de 50, incluindo todas as mais populares. 

5. Quintly

O Quintly permite que você faça a análise de dados das redes sociais, e compare os resultados da sua empresa em relação à concorrência.

Gera também relatórios personalizados, mostrando as métricas mais interessantes de cada um dos canais. 

Lembre-se de que todas as suas campanhas devem ter os resultados analisados, e não apenas as redes sociais. Afinal, são essas informações que vão indicar quais estratégias estão dando certo e o que precisa ser aprimorado, chegando cada vez mais perto dos objetivos da empresa como um todo. 

Tem outras dúvidas além de como mensurar resultados nas redes sociais? Sugerimos que entre em contato com a Agência Turbo, agência de publicidade e marketing que pode ajudar você nas suas estratégias. Até mais!