Mais de 3 bilhões de buscas são feitas no Google diariamente. Por isso, as empresas que querem trabalhar com Marketing Digital precisam investir em uma boa pesquisa de palavra-chave para entender o que as pessoas querem na Internet.

Com tantas buscas acontecendo todos os dias, é possível criar o conteúdo certo para criar visibilidade online para sua empresa e aumentar o seu faturamento no processo.

Para isso, você precisa descobrir as palavras-chave ideais para o seu negócio e utilizá-las da melhor forma possível. Quer saber como conseguir essas duas coisas? Então continue lendo!

Conheça sua persona e como ela age no Google

Uma estratégia de Marketing Digital é, de certa forma, um modelo de comunicação. Existe quem comunica (no caso, a empresa), a mensagem e o ouvinte (no caso, o consumidor).

Por isso, um bom ponto para iniciar a sua pesquisa de palavra-chave é conhecer mais sobre quem receberá a sua mensagem. Sabendo quem é o seu ouvinte, você saberá como conversar melhor com ele.

Em termos práticos, você conhecerá suas dúvidas, objetivos, desejos, como se comunica e que tipo de palavras utiliza em buscas. Assim, terá um bom guia para começar a pesquisar por termos para usar na sua estratégia.

Descubra os termos mais importantes do seu negócio

Além de quem receberá a sua mensagem, outro importante elemento da comunicação é quem envia a mensagem. Nesse caso, você e sua empresa.

Existem dois tipos principais de palavras-chave para focarmos nesse estágio: as head keywords (termos principais) e as long tail Keywords (palavras-chave de cauda longa).

As primeiras são os termos mais importantes do seu nicho de mercado, com muito volume de buscas e que são buscados por quem está no topo do funil de vendas. Imagine que sua empresa venda colchões, por exemplo. Logo, seriam termos como “colchões”, “melhor colchão”, “densidade de colchão” ou “colchão de mola”.

Já os segundos são termos mais específicos, com menos volume de buscas, mas posicionados no fundo do funil de vendas, para quem está pronto para comprar. Por exemplo: “como comprar colchão de molas ensacadas em Brasília” ou “colchão ortopédico para idosos no Rio de Janeiro”.

Com listas desses dois tipos de palavras-chave, você já tem uma base para montar sua estratégia de conteúdo.

Use ferramentas para a pesquisa de palavra-chave

Para ter mais sucesso e produtividade na sua pesquisa, o ideal é usar algumas ferramentas para encontrar as melhores palavras-chave.

O Keyword Planner, do Google, é uma ferramenta gratuita que revela o volume de buscas mensal de cada palavra-chave e a concorrência entre elas, além de ajudar a organizar seu mapa de conteúdo.

Outra boa ferramenta é a versão gratuita do Keyword Tool, que ajuda a encontrar exemplos de palavras-chave de cauda longa com base em termos mais amplos.

Além delas, o bom e velho Excel é uma excelente ferramenta para organizar os termos da sua estratégia de Marketing Digital.

Monte um plano de conteúdo com base no funil de vendas

Uma vez que você encontrou uma boa quantidade de palavras-chave para alimentar a sua estratégia de Marketing Digital, você precisa organizá-las de forma que faça sentido e possa usá-las. Para isso, monte um plano de Marketing Digital, considerando o posicionamento de cada termo no funil de vendas.

Separe as palavras-chave que vão para o topo do funil, para o meio e para o fundo. Depois, organize aquelas que se relacionam entre si. Por exemplo: quem busca por “melhor colchão ortopédico para idoso” precisa, primeiro, saber o que é um “colchão ortopédico” e “como escolher colchão”.

Assim, você sabe qual conteúdo produzir primeiro e como linká-los no blog da sua empresa depois, atraindo mais visitantes no processo.

Seguindo essas dicas, você fará uma boa pesquisa de palavra-chave e poderá iniciar os trabalhos na sua estratégia de Marketing para vender e faturar mais.

Se você gostou das dicas, curta a nossa página no Facebook para receber mais artigos como este e participar das discussões com a gente!