Ter um bom planejamento de marketing é a chave para uma empresa de sucesso.

Seja para aumentar o número de clientes, a visibilidade da empresa ou melhorar o relacionamento com os clientes já existentes, saber como fazer planejamento de marketing é o que mudará a realidade da sua empresa para melhor!

Por isso, no artigo de hoje, vamos ensinar a fazer um bom planejamento, além de dar algumas dicas. Confira!

Por que investir em planejamento de marketing?

O planejamento de marketing é um dos documentos mais importantes para uma boa estratégia de comunicação. É fundamental fazer esse investimento para conseguir prever ações, orçamentos e resultados.

Quando temos um planejamento de marketing bem executado, conseguimos identificar questões como:

Orçamento previsto

Para não cair no erro de ter o orçamento de comunicação estourado, o planejamento ajuda a entender em quais ações de marketing cada quantia de investimento será utilizada.

Ações previstas

As ações que serão executadas também são pré-definidas para que haja coerência e realmente um raciocínio estratégico por trás de cada uma.

​Métricas que representam resultados

Um dos erros mais comuns é se prender em métricas de vaidade. Em um planejamento de marketing bem estruturado, você encontra também as métricas que realmente representam progresso rumo ao objetivo final de marketing.

Dessa forma, é possível realmente acompanhar o desenvolvimento das ações, sem se perder em números que não signifiquem muito para a sua empresa.

Como fazer planejamento de marketing?

Para que você consiga fazer um planejamento de marketing completo, separamos algumas dicas primordiais:

1. Conhecer suas personas

O primeiro passo é conhecer suas personas. Esqueça essa ideia de que o público-alvo pode ser desenhado de forma simplória: é necessário ter uma visão completa de quais são os perfis de cliente de sua empresa, suas preferências, hábitos de compra, objeções mais comuns etc.

Tudo isso serve de material para entender quais são as melhores ações para conseguir atingir essas pessoas.

2. Conhecer seu mercado

Entender o mercado também é um ponto fundamental. É preciso saber quais são as maiores carências do universo em que sua empresa está inserida para buscar as melhores alternativas de comunicação.

Tocar diretamente na ferida (e se mostrar como solução para aquela dificuldade) pode ser a melhor forma de conseguir uma boa vantagem competitiva, além de elaborar um discurso capaz de realmente ganhar a confiança do público.

3. Análise da concorrência

Esteja sempre de olho na concorrência! É preciso entender quais são as ações que eles têm feito, quais têm recebido bom desempenho e quais foram grandes erros.

Esqueça a ideia de que a concorrência não deve ser tão monitorada: aprendemos muito observando suas ações.

4. Definição de estratégias e ações de marketing

Conhecendo o seu público e o mercado, é hora de definir quais ações de marketing realmente cabem dentro do seu objetivo de marketing, e como colocá-las em prática.

Nesse momento, é importante lembrar de colocar a identidade da sua empresa em todas as ações. A comunicação e as estratégias precisam ser bem alinhadas e condizentes para que o cliente não se perca entre as diversas ações de marketing.

5. Busca por uma agência especializada

Por último, mas não menos importante, é fundamental contar com profissionais especializados para conseguir colocar as ações em prática da melhor forma possível.

Dessa forma, conseguimos garantir que as ações serão bem estruturadas e executadas e que a mensuração acontecerá de forma não tendenciosa, garantindo os resultados esperados.

É importante que todas as ações da estratégia estejam ligadas à imagem da marca. Conseguir colocar a identidade da empresa em todas as ações é o que fará da sua estratégia, um sucesso!

Gostou do nosso conteúdo e quer receber mais informações sobre como expandir seu negócio? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades. Estamos no Facebook e no Youtube