Visibilidade, atração e relacionamento — os processos para chamar a atenção do prospect e convertê-lo em consumidor necessitam de um grande investimento e de uma constante atualização das estratégias. Conquistar um novo cliente, normalmente, sai mais caro do que vender mais uma vez para quem já comprou da sua empresa. Por isso, vamos falar sobre como fazer do pós-venda um negócio lucrativo.

Mas, afinal, como realizar um pós-venda eficiente? Em primeiro lugar, é importante garantir que o consumidor receba aquilo que foi prometido. Em seguida, é importante adotar um conjunto de medidas que trabalhe a satisfação e garanta a fidelização de clientes. Separamos algumas dicas para que você implemente essa técnica na sua empresa e eleve seu negócio a um próximo nível. Confira!

Tenha uma equipe treinada

Para manter a qualidade, é fundamental ter uma cultura empresarial. Ela ajuda os colaboradores a falar uma mesma língua e a entender os valores e a personalidade da marca. Outro ponto é criar uma rotina de treinamentos e capacitações. Como o ambiente digital tem recursos e ferramentas importantes, garanta que todos possam se familiarizar também com a cultura digital.

Além de alinhar o atendimento e manter sua equipe motivada, apresente processos para facilitar esse relacionamento posterior, como:

  • fazer uma base de cadastro dos clientes;

  • usar um CRM (ferramenta para a gestão do relacionamento com o cliente);

  • criar empatia pelo cliente e saber ouvi-lo;

  • focar na resolução de problemas.

Fortaleça o relacionamento

Como o objetivo é aproximar-se ainda mais do cliente, é importante usar estratégias que ofereçam valor mesmo após a compra. Os conteúdos ricos do Inbound Marketing, por exemplo, entregam informações relevantes para seu cliente e ainda reforçam a autoridade da marca.

Outra forma mais direcionada é usar os dados coletados para mostrar que você se importa com seu cliente. Você pode enviar mensagens personalizadas em datas especiais, como no aniversário. Lembre-se de que o importante é desenvolver uma relação humana, com tom mais próximo e pessoal, para envolver e engajar seu público.

Trabalhe o branding

O branding, ou gestão da marca, serve para aumentar a lembrança do seu negócio e, claro, gerar visibilidade, autoridade e confiança. O novo consumidor é mais atento e costuma pesquisar sobre as empresas com as quais se relaciona. Garanta a continuidade da relação com seus clientes oferecendo experiências positivas, tanto no processo de compras quanto no pós-venda.

Acompanhe a satisfação do cliente

Existem várias métricas que você deve acompanhar para entender se o processo de pós-venda é realmente eficaz. Dentre elas, o ticket médio e o LTV (indicador que acompanha o valor que um consumidor gasta com a empresa) apontam para os resultados financeiros. Agora, para entender como o consumidor se sente, você pode aplicar pesquisas.

Nesse sentido, existem duas métricas muito importantes, que são o CES (Customer Effort Score), que mede qual esforço o seu cliente precisa fazer para resolver algum problema relacionado à empresa ou aos seus produtos, e o NPS (Net Promoter Score), que é usado para determinar o nível de satisfação e lealdade dos consumidores.

Como você viu neste texto sobre como fazer do pós-venda um recurso para otimizar ainda mais os seus resultados, essa é uma técnica que fideliza clientes e aumenta a sua satisfação. Outras grandes vantagens desse recurso são a transformação dos consumidores em defensores da marca e a geração de depoimentos. Afinal, essas informações podem ser usadas como ferramentas para atrair mais clientes.

Se você gostou dessa ideia para turbinar o seu negócio ou ficou com alguma dúvida sobre essa estratégia, deixe seu comentário abaixo.