Além de ser um dos canais de comunicação online mais usado por empresas, o e-mail é fundamental para otimizar o relacionamento com o cliente. Ao contrário das redes sociais, uma lista de e-mails é considerada mais valorosa por uma série de motivos, que vão da autonomia para o envio até a possibilidade de monitoramento das entregas, aberturas e cliques.

Se você deseja ter uma estratégia de e-mail marketing que conquista resultados excelentes, é preciso montar um planejamento adequado aos objetivos da sua empresa. Confira aqui um passo a passo para criar um e-mail marketing eficiente e garanta um melhor relacionamento com seu público, atraindo mais clientes para o seu negócio!

Entenda quem é o seu público

Para quem você desenvolve a comunicação da sua empresa? Toda a identidade da marca precisa ser criada para atingir uma audiência. Desse modo, torna-se possível definir quais assuntos são relevantes e que tipo de linguagem usar. Ao desenvolver personas, você reúne as informações do público-alvo e também detalhes como desejos, problemas e até as objeções do seu cliente.

Segmente sua base de dados

Ao separar sua lista, agrupando-a por preferências, você consegue personalizar a mensagem e otimizar sua taxa de aberturas e cliques. Quanto mais direcionado um e-mail, melhor é o seu desempenho. Quando possível, chame seu prospect pelo nome e crie assinaturas do responsável pela mensagem, além do contato da empresa.

Pessoas gostam de se relacionar com pessoas. Você pode separar a sua lista por faixa etária, localização geográfica e estágios do funil de vendas. Considere usar informações relevantes como datas de aniversário ou interesses específicos para fazer promoções direcionadas.

Determine o objetivo da estratégia de e-mail marketing

Todo e-mail enviado é para ser aberto e, quando há links, clicado. Assim como você precisa de uma meta para sua gestão de marketing, cada campanha de e-mail também deve ter uma. Antes de escrever, defina se o objetivo é divulgar uma promoção, contar sobre um conteúdo novo no seu blog ou mesmo o envio de formulários para obter informações sobre seu lead.

Crie títulos irresistíveis

Antes de ler o seu e-mail, o usuário precisará clicar nele para abri-lo. Por isso, o assunto que você envia precisa ser relevante, atrativo e mostrar que seu e-mail vale a pena de ser lido. O assunto deve ter entre 25 e 60 caracteres e usar técnicas de copywriting para ficar ainda mais atrativo.

Você pode usar números, listas e perguntas, quando a situação permitir. Além disso, caracteres especiais destacam seu e-mail dos demais. Escreva vários títulos para um mesmo e-mail e faça testes A/B para descobrir qual tem maior aceitação pelo público.   

Descubra qual é o seu cronograma de envios

A automatização é uma das melhores formas de atender seu público com estratégias de e-mail marketing. Entretanto, para o envio automático é essencial saber a frequência ideal. E-mails semanais são uma boa média, até porque ajudam a turbinar sua estratégia de inbound marketing.

Porém, o melhor jeito de saber é perguntar: peça para os seus leads informarem sobre quais assuntos eles desejam receber seus e-mails e com qual frequência. Faça testes em dias e horários variados e descubra como montar o cronograma para que o envio tenha um maior desempenho.

Viu como é simples montar uma estratégia de e-mail marketing de sucesso? Segmente seus envios, determine uma meta e escreva títulos fantásticos, que não serão ignorados. Agora você já está pronto para desenvolver suas campanhas e conquistar os resultados esperados para a sua empresa.

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