Anúncio televisivo, link patrocinado ou criação de conteúdo em redes sociais? Seja através de campanhas offline ou online, ao definir uma estratégia de marketing, o principal ponto de avaliação da empresa deve ser as estimativas de retorno sobre o investimento realizado (ROI).

Nenhuma ação pode ser desenvolvida sem um parâmetro positivo de resultados financeiros.

Apesar da impressão inicial, campanhas offline podem trazer resultados benéficos para o investidor. Caso seja combinada a uma estratégia online, as duas alcançam objetivos de maneira complementar.

No post de hoje, vamos listar algumas dicas de como utilizar bem as estratégias offline e alinhá-las a ações digitais. Confira!

Preste atenção aos dados

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2015, 58% da população nacional está conectada à internet — aproximadamente, 102 milhões de pessoas. Considerando o número total de brasileiros residentes no país daquele ano, mais de 73 milhões de indivíduos não utilizavam a web.

É nesse segundo grupo que a importância de mídias tradicionais como televisão, rádio e jornal ganham força. Estar presente nesses espaços, de maneira articulada ao meio digital, é fundamental para atingir uma grande parte da população.

Anúncios em mídia impressa, patrocínio de eventos e até entrevistas são exemplos de ações offline que possuem significativo impacto, se bem alinhados ao perfil da empresa, produto ofertado, público e estratégias digitais. 

Além disso, algumas mídias tradicionais são percebidas como plataformas que possuem mais credibilidade aos olhos de muitas pessoas.

A internet é o local onde há o maior número de acessos em busca de informações sobre produtos. Entretanto, estar no intervalo de uma grande emissora em horário nobre, por exemplo, fortalece a imagem da marca.

Seja onipresente com campanhas offline e online

Imagine o seguinte percurso: um indivíduo acessa, por acaso, a fanpage no Facebook de uma marca de tênis em seu celular. Ao colocar o aparelho para carregar e ligar a televisão, ele assiste a um comercial da mesma empresa. 

Possuir campanhas offline e online proporciona, a um negócio, uma fundamental característica em cenários de alta conexão e, ao mesmo tempo, uma procura por manter-se mais afastado dos dispositivos: onipresença.

Dessa forma, os consumidores ficam, constantemente, em contato com imagens que façam associações diretas a uma empresa. A imagem da marca torna-se presente em suas vidas, seja na fanpage, no anúncio na revista ou em uma propaganda televisiva.

É importante destacar e ter em mente que, apesar da força que os meios online vêm ganhando, uma considerável parte da vida de todas as pessoas se passa longe deles.

Seja poliglota

As formas de comunicação variam de acordo com o meio. Pessoas que assistem exclusivamente televisão, não tendo contato com plataformas digitais, provavelmente não estão familiarizadas com a função comunicativa dos emojis, mesmo que compreendam até certo nível a assimilação à ferramenta é consideravelmente acessível.

Ao traçar uma campanha offline ou online, atente-se a fazer com que a pessoa não familiarizada com aquele meio entenda a mensagem. Um indivíduo conectado exclusivamente aos ambientes digitais, ao abrir uma revista e ver um anúncio com emojis, por exemplo, terá sua atenção conquistada mais facilmente.

É importante observar as características de seu público e fazer com que ele receba a mensagem sem ruídos, independentemente do meio.

Procure assistência

A elaboração de um plano de marketing demanda tempo, dedicação e conhecimento. Muitos empresários não possuem alguns (ou todos) desses fatores, uma vez que a rotina de uma organização necessita de outras ações. Nesses casos, contratar uma agência de marketing com experiência em campanhas offline e online é uma boa solução.

A assistência dessa organização poderá dar conta de ações complementares que tenham como objetivo alcançar o elemento mais importante para a saúde de qualquer negócio: retornos financeiros positivos.

Ficamos por aqui. Nossas dicas de campanhas offline e de como integrá-las ao meio digital foram úteis? Então curta nossa página no Facebook e receba mais informações!