O Branded Content, ou marketing de conteúdo, em português, trabalha sob a premissa de oferecer conteúdos aos possíveis clientes, sem que o material desenvolvido estabeleça uma relação óbvia com a marca.

Considerando o cenário digital de grande troca de informações, disponibilizar uma experiência aos indivíduos, em vez de interrompê-los com mensagens do tipo ”compre o nosso produto”, apresenta resultados consideravelmente positivos.

Nesse conjunto estratégico, a própria marca é responsável pela produção de conteúdos, como posts em sites, blogs e vídeos, dentre outros, que possuam conexão com a sua proposta de identidade.

Confira algumas informações sobre o Branded Content!

Como funciona?

Em vez de comprar um espaço em mídias tradicionais para anunciar, a empresa, como foi dito anteriormente, produz esses conteúdos e os disponibiliza em plataformas de sua escolha. Alguns dos principais elementos que se deve ter em mente ao elaborar esses materiais são a utilidade e diversão.

O conteúdo precisa ser relevante ao possível cliente e deve propor algum tipo de experiência por meio do entretenimento. A mensagem deve estar conectada com a identidade da empresa, seus produtos e serviços, mas essa ligação não pode ser óbvia à percepção do público.

Como um case de Branded Content, temos a famosa campanha da Nestlé ”Galera Animal”, em 2010. A ação consistia na “adoção” de um filhote de pelúcia a partir da compra de um produto da marca, com a adição de R$ 27,00. A campanha possuía um forte discurso baseado na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade.

A ação pode ser caracterizada como Branded Content, pois, por meio da elaboração de conteúdos como vídeos, que valorizam o entretenimento, ela estabeleceu uma relação próxima com os seus clientes.

Esse relacionamento não foi construído dentro das formas tradicionais da publicidade. Os vídeos não anunciavam de forma direta os produtos. Pelo contrário: nenhum produto tradicional, fora os animais de brinquedo, foi abordado. A partir da criação de uma narrativa, a marca trabalhou a relação com o público.  

Quais são as vantagens do Branded Content?

Algumas das principais vantagens desse conjunto estratégico são o atendimento à necessidade do público de se entreter com materiais úteis e informativos e a criação de um vínculo mais forte com ele.

A forma de consumir mudou e é preciso estar em conexão com as novas características que surgem a partir dos movimentos sociais. Além disso, o Branded Content promove maior conhecimento sobre o seu público e até mesmo sobre o negócio, o que auxilia, dentre outros aspectos, no processo de posicionamento de marca.

Para implantar a estratégia, é preciso se planejar. Com isso, ao longo do processo, são colhidas informações sobre os indivíduos que se relacionam com a sua marca e os que possuem potencial de interagir com ela. 

Como devo implantar?

Em primeiro lugar, é importante que seja estabelecido o que a empresa tem a dizer para o público. Para isso, analisar a trajetória do negócio é essencial. Em paralelo, deve-se colher o máximo de informações sobre o público ao qual os conteúdos vão ser destinados.

Após essa etapa, com base nas informações coletadas, fases como a elaboração do material, a escolha de quais canais vão ser escolhidos, de que forma os resultados vão ser coletados, medidos e reutilizados, dentre outras, são ativadas.

Antes de começar a planejar a estratégia de Branded Content, deve-se ter em mente que a jornada do consumidor precisa ser considerada de maneira total. Ou seja, o Marketing de Conteúdo se baseia e age sobre o pré, durante e o pós-venda.

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