No dia 20 de junho foi lançada uma atualização do Instagram, com um recurso muito interessante: o IGTV. Essa nova plataforma permite a publicação de vídeos mais longos (de 10 minutos para a maioria dos perfis e de até 60 minutos para as contas verificadas) e abre um novo canal de comunicação com os seus seguidores no Instagram.

Você sabe como usar essa plataforma da melhor forma possível e tirar os melhores resultados desse novo recurso? Confira abaixo!

Lembre-se de que o IGTV tem função publicitária diferente do Stories

Apesar de ambos permitirem o upload de vídeos, o primeiro ponto a ter em mente sobre o IGTV é que ele tem uma função diferente do Stories.

No Stories, a sua empresa deve divulgar vídeos curtos, rápidos e informais. Mostrar os bastidores da organização, humanizar a marca e criar um vínculo emocional com os seguidores.

Já o IGTV, trabalha com outro formato de vídeos. Portanto, tem uma função diferente. A ideia dessa ferramenta é divulgar conteúdo mais trabalhado, que estabeleça sua autoridade sobre um assunto e crie leads para seu negócio.

Tenha atenção com as proporções da nova atualização do Instagram

Uma prática comum de empresas que fazem Marketing Digital é aproveitar o mesmo material em todas as mídias. O mesmo vídeo, por exemplo, vai para todas as plataformas. Isso não funciona bem no IGTV.

Como essa atualização do Instagram foi pensada para os dispositivos móveis, os vídeos devem ser criados na vertical e com as resoluções indicadas pelo aplicativo:

  • resolução de 720p = 720 x 1280, com 30 frames por segundo;
  • resolução de 1080p = 1080 x 1920, com 60 frames por segundo;
  • resolução de 4K = 2160 x 3840, com 60 frames por segundo.

Use o poder da edição de vídeo antes de pôr seu conteúdo no IGTV

Uma das características do IGTV é que você não pode enviar um vídeo que acabou de gravar, como no Stories. Essa nova função só aceita vídeos já prontos. Isso significa, portanto, que sua empresa deve explorar ao máximo o poder da edição antes de disponibilizar um conteúdo na plataforma.

Existem diferentes aplicativos de edição de vídeo, alguns pagos e outros gratuitos, que permitem a adição de efeitos como legendas, transições, títulos animados ou mesmo simplesmente cortar erros de gravação.

Com isso, a qualidade do vídeo melhora e a experiência dos seguidores fica mais positiva. Contar com profissionais habilitados também pode ser uma solução. 

Trace uma estratégia com os melhores tipos de conteúdo para o IGTV

Existem vários tipos de conteúdos que funcionam muito bem no IGTV da sua empresa. Confira uma lista com algumas sugestões:

  • entrevistas;
  • tutoriais;
  • webinars;
  • demonstração de produtos;
  • respostas para dúvidas.

Como o IGTV permite que links acompanhem os vídeos (como os famosos “arraste para cima” dos Stories), eles são excelentes para direcionar o público para landing pages, por exemplo.

Categorize seus vídeos adequadamente com a criação de destaques

Uma das vantagens do Marketing Digital é que uma mesma peça continua disponível para os usuários semanas, meses e até anos depois. Isso significa que um conteúdo de hoje pode gerar frutos no futuro.

Para aproveitar esse aspecto atemporal da Internet no IGTV, é necessário saber como categorizar adequadamente os seus vídeos na plataforma.

Isso é possível com os Destaques, que funcionam na mesma lógica dos Destaques do Stories. Com eles, é possível criar “listas” de vídeos sobre determinado tema, por exemplo, ou mesmo pequenas “séries” dentro do canal da sua empresa no IGTV.

Como deu para ver, essa nova atualização do Instagram tem um potencial de comunicação incrível que a sua empresa pode explorar. Quem sabe quantos negócios podem surgir para você a partir dessa ferramenta?

Se você está interessado em aumentar a participação da sua empresa no Instagram, leia o nosso artigo sobre o Instagram Ads e descubra como usá-lo em seu benefício!