Se você tem um apego grande pela identidade visual da sua empresa e mantém as mesmas características visuais há vários anos, por acreditar que essa é a melhor forma de apresentar a sua marca para os clientes, então está na hora de avaliar se as suas preferências pessoais estão gerando os melhores resultados para o seu negócio, ou se está no momento de realizar o redesign de marca para potencializar os números.

A alteração de logotipo e modernização da identidade visual da comunicação da sua empresa pode proporcionar um diferencial competitivo muito grande, se realizado da forma correta e no momento certo.

Para isso, listamos abaixo algumas situações que exigem esse redesign de marca. Veja!

Renovação de imagem da empresa

Se a sua empresa não é mais a mesma de quando foi desenvolvida e criada a marca, provavelmente, está na hora de um redesign. Para apresentar essa renovação da empresa para os clientes, nada melhor do que melhorar graficamente o material que o público vê e tem contato.

Essa ação mostra o cuidado que os responsáveis têm com o branding ao longo dos anos, não se satisfazendo apenas com o que já existe e procurando sempre melhorar. Isso tende a valorizar ainda mais o seu negócio.

Mudança de direcionamento

Quando os direcionamentos da empresa são alterados ou o posicionamento vai sofrendo modificações ao longo da existência, é preciso mostrar isso para o cliente. Muitas vezes, essas mudanças, que não são visíveis, necessitam de um estímulo visual diferente para passar a nova ideia da marca.

Porém essa mudança de imagem nunca deve ir contra a cultura da organização, somente para agradar o público ou para mostrar que houve uma modificação interna de direcionamento. A alteração deve ser alinhada com o que a sua empresa prega.

Inserção de novos segmentos

Com o crescimento da empresa, é comum que ocorrer à inserção de novos produtos, novas linhas e até novos segmentos. Se toda a identidade visual da sua marca é baseada nos produtos do início da história do seu negócio, então também está no momento de acontecer um redesign de marca para apresentar a inserção de novas possibilidades para o consumidor.

Uma boa prática é não atrelar o seu logotipo a um produto específico, se você tem em mente aumentar o leque de opções. Isso poderia deixar a sua marca desatualizada em um curto espaço de tempo.

Acompanhamento das atualizações do mercado

Como todos nós sabemos, o mercado se altera frequentemente e, se a sua empresa não quer ser deixada para trás, é necessário se adequar às necessidades do nicho em que está inserida.

Muitas vezes, uma atualização do mercado é motivo suficiente para a sua marca precisar passar por um redesign, para não ser considerada desatualizada diante dos consumidores, perdendo visibilidade e até mesmo vendas.

Esses são alguns dos motivos para a sua empresa passar por um redesign de marca, evitando sofrer um impacto negativo nos números. Lembre-se sempre de consultar profissionais para realizar uma composição visual harmônica com o que o mercado exige e com o que a sua empresa acredita.

Se você quiser continuar lendo sobre as mudanças que as empresas sofrem no decorrer do tempo, veja nosso post sobre as alterações que a transformação digital trouxe para os empresários.