Ter um site não é mais visto como um capricho ou algo supérfluo para o negócio. Principalmente se considerarmos que o consumidor moderno passa entre nove e doze horas de seu dia conectado e que os sites são como a extensão do setor de atendimento de uma empresa.

Em outras palavras, o site representa o seu negócio no âmbito virtual, e o número de usuários que busca referências ou informações sobre produtos e serviços na internet, antes de realizar uma compra, é cada vez maior.

Por isso, é muito importante manter um site que agrade os usuários e também corresponda às expectativas e necessidades deles.

Mas o que é preciso para ter um site bom? Confira as respostas para essa dúvida a seguir!

Precisa ser responsivo

Cada vez mais, modelos de dispositivos móveis com variações no tamanho da tela são disponibilizados no mercado, o que significa que um site, se acessado por um tablet, um smartphone, ou um notebook, por exemplo, precisa oferecer ao usuário a mesma experiência de navegação.

Sites responsivos são capazes de se adaptar aos mais variados tamanhos de tela sem que o layout seja afetado, independentemente do dispositivo. 

Para se ter uma ideia, desde 2015, o Google incluiu o design responsivo como um critério para seu algorítimo de otimização. Ou seja, o posicionamento de um site nas buscas do Google agora também depende do fato de o site ser ou não responsivo.

Portanto, um site bom precisa ser responsivo não apenas para oferecer uma experiência de navegação positiva aos seus usuários, mas também para não perder visibilidade no tráfego gratuito e acabar sendo ultrapassado pela concorrência.

Ter um design focado na experiência do usuário

Para ser considerado um site bom, a sua página precisa atender alguns requisitos, como, por exemplo:

  • não demorar para abrir ou carregar elementos;
  • ser visualmente agradável e coerente.

Se há algo que “repele” usuários de um site, é a demora para carregar o conteúdo. Pois, acima de tudo, um site bom é funcional.

Para evitar isso, é preciso otimizar sua programação, prezar por imagens de qualidade, mas que não sejam pesadas, e evitar o excesso de elementos gráficos ou mídias (vídeos, músicas e qualquer conteúdo que seja carregado automaticamente).

Quando nos referimos ao termo visualmente agradável, afirmamos que um site bom precisa ser coeso.

O fundo do site e as fontes não podem apresentar cores contrastantes. O usuário precisa “bater os olhos” e identificar as informações com facilidade.

Quando o assunto é design, lembre-se da máxima: menos é mais.

Ser otimizado para os mecanismos de buscas

Fala-se muito em SEO, ou otimização para os mecanismos de buscas hoje em dia, não é mesmo? Trata-se de adaptar toda a estrutura e os conteúdos do site para aumentar seus acessos.

Existem técnicas específicas que são utilizadas na produção de conteúdo digital e até mesmo na programação do site.

Por isso, investir na otimização de um site é uma estratégia certeira para melhorar seu tráfego e aumentar suas chances de alcançar os primeiros resultados nos mecanismos de buscas.

Produzir conteúdo relevante para o público

A produção de conteúdo digital relevante é uma das premissas do marketing de conteúdo e uma das principais estratégias de otimização (SEO).

A estratégia é tão eficiente que vem sendo adotada por empresas dos mais variados segmentos comerciais, desde negócios ligados ao setor tecnológico até a construção civil, por exemplo.

Cada empresa produz conteúdo direcionado para seu público-alvo, o que acaba aumentando o tráfego, criando engajamento, através de comentários, curtidas e compartilhamentos, e, consequentemente, criando relevância para os sites de buscas.

Mas as vantagens de produzir conteúdo relevante não estão somente associadas ao aumento do tráfego.

Além disso, o site ganha credibilidade, capta novos leads, fideliza clientes antigos e até mesmo aumenta seu número de vendas.

No artigo de hoje, você aprendeu que um site bom tem que oferecer muito mais do que um layout agradável e um carregamento ágil. A otimização para os mecanismos de buscas e a produção de conteúdo relevante são aspectos tão importantes quanto a responsividade e o design do site. Portanto, todas essas características devem ser trabalhadas em conjunto.

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